Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964037.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Esta unidade curricular pretende introduzir os estudantes no estudo da diversidade, das diferenças cognitivas, emocionais e comportamentais entre os indivíduos, nomeadamente nos domínios das características psicofísicas, da inteligência e da personalidade, bem como sua importância e aplicação à GRH.
Programa
Antecedentes históricos, conceito e objecto da psicologia diferencial
O método da psicologia diferencial
A origem das diferenças: hereditariedade-meio.
Os principais objectos da psicologia diferencial: as características psico-físicas, a personalidade e a inteligência.
As diferenças inter-grupais: idade, género e grupos culturais.
A gestão da diversidade nas organizações.
Aplicações no contexto da GRH.
Metodologia de avaliação
2 Provas escritas (nota mínima de 7,5) 30% + 30%
Trabalho de grupo 30%
Trabalho individual 10%
Assiduidade e participação
Avaliação Contínua: são dispensados de exame os alunos com nota média de 10 valores.
Avaliação Final: Exame na época
Bibliografia
- Bachs, J. (1999). Psicologia Diferencial. Lisboa: Plátano-Edições Técnicas
- Reuchilin, M. (1998). A Psicologia Diferencial. LIsboa: Biblioteca Universitária. Biblioteca Universitária.
Método de Ensino
Os conteúdos teóricos serão abordados com recurso a métodos expositivos. A componente prática envolverá a análise de estudos de caso e exercícios
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.