Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964033.
Docente(s)
            - Maria Graciete da Purificação Reis Henriques Honrado  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Os alunos devem ficar aptos a compreender as diferenças de valores nas sociedades e suas consequências ao nível da gestão, das organizações e do comportamento organizacional nas diferentes culturas. A atuação na arena global coloca desafios à gestão de pessoas que não ocorrem em contexto nacional.
Programa
          1. Compreender as tendências do nosso tempo e o seu impacto na gestão:
 Tendências para a mundialização e mundialização das tendências. 
 Aceleração da internacionalização. 
 A cadeia das causas e dos efeitos. 
2. Gerindo a aldeia global e o mosaico multicultural. 
3. Caracterizando o mosaico multicultural para compreender os requisitos da liderança transcultural. 
 Diferentes abordagens: Hofstede, Projeto GLOBE, Migrant Integration Policy Index - MIPEX II.
4. Comunicar, gerir e liderar em diferentes culturas
 Modelos e padrões de comunicação e feedback dominantes nas culturas internacionais. 
 Atitudes mais comuns face aos conflitos e às regras. 
 Mal-entendidos e conflitos interculturais.
5. Práticas de GRH das multinacionais em diferentes contextos culturais.
 Modelos implícitos de organização e suas influências nos processos e formas de comunicação em contexto profissional. 
6. O ajustamento sociocultural dos expatriados: choques e desempenho.
 Relação com o tempo e a pontualidade. 
 Relação com a autoridade e as regras. 
 Relação com o desconhecido e a ambiguidade. 
 Preocupação com a competição ou cooperação. 
 Importância do "Eu" vs "Nós". 
 Tipo de liderança eficaz.
7. Políticas de expatriação e seleção de expatriados.
 Interação das dimensões culturais na atividade diária dos quadros internacionais e dos gestores e das organizações. 
8. Preparar e desenvolver.
9. Gerir o desempenho, recompensar e repatriar.
10. Lições simples para uma gestão cultural complexa.
- Abordagens, modelos, teorias e consequências. 
11. O modelo norte-americano perante o binómio humanismo/instrumentalismo.
12. Alemanha e Rússia: há nexos no Leste?
13. O Japão: a Suíça do Oriente?
14. A China: o mais estrangeiro dos países estrangeiros.
15. Apresentação e defesa de um trabalho de grupo com base num artigo científico, sobre a Gestão Multicultural.
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua: elaboração e defesa de um trabalho de grupo com base num artigo científico ou de uma frequência. São dispensados de exame os alunos cuja classificação seja igual ou superior a 10 valores, ou na frequência ou no trabalho de grupo.
Bibliografia
          - Cunha, M.  e Rego, A. (2009). Gestão Multicultural. Lisboa:  Editora RH
- Finuras, P. (2011). Gestão Intercultural - Pessoas e Carreiras na Era da Globalização. Lisboa:  Edições Sílabo
- Martins, J. (2011). Internacionalização e Globalização de Empresas. Lisboa:  Edições Sílabo
- Silva, V.  e Reis, F. (2014). Capital Humano - Temas para uma boa gestão das organizações. Lisboa:  Edições Sílabo
Método de Ensino
          Na UC de Gestão Multicultural dá-se ênfase a trabalhos científicos e práticos, o que permitirá uma melhor compreensão dos conhecimentos teóricos e, simultaneamente, proporcionará aos Alunos as ferramentas para enfrentar a solução de problemas reais.
Software utilizado nas aulas
          Microsoft Windows.

















