Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964027.
Docente(s)
- Sílvio Manuel da Rocha Brito (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
No final da U.C. os alunos deverão:
Compreender a importância do Desenvolvimento Organizacional
Compreender o processo de Desenvolvimento Organizacional e os seus agentes;
Conhecer as diferentes técnicas e ferramentas de mudança organizacional.
Conhecer os diferentes níveis de intervenção.
Programa
1-O conceito de Desenvolvimento Organizacional
- conceitos de eficácia e de eficiencia.
- conceito de mudança.
- objetivos, interesses, emoções.
2-História do Desenvolvimento Organizacional (DO)
- estudos de liderança e team building.
- investigação ação.
- gestão participativa.
- qualidade.
- cultura de trabalho.
- teoria de sistemas.
- aprendizagem e eficácia organizacional.
3-Principais valores e questões éticas do DO.
- valores.
- crenças e desafios.
4-Fundamentos do Desenvolvimento Organizacional
- perspectiva individual.
- perspetiva grupal.
- organização como sistema.
- organização enquanto construção social.
5-Agentes e o processo de DO
a)Entrada e contratualização
b)Recolha de Dados
c)Diagnóstico e Feedback
6-Introdução à Intervenção
7-Diferentes níveis de intervenção (individual, grupal e organizacional
Metodologia de avaliação
Análise de Casos (40%)
Teste (60%)
Para dispensar de exame o aluno deve ter no mínimo 10 em cada um dos momentos.
Em alternativa, pode efectuar um exame final com o peso de 100%.
Bibliografia
- Anderson, D. (2014). Organization Development. California: Sage
- Brannick, T. e Coghlan, D. (2010). Doing action research in your own organization. London: Sage
- Cameron, E. (2016). Making Sense of Change Management. (Vol. 1). (pp. 1-450). London: Kogan Page
- Hodges, J. (2016). Managing and Leading People Through Organizational Change. (Vol. 1). (pp. 1-377). London: Kogan Page
Método de Ensino
Expositivo, interrogativo. Discussão de casos práticos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.