Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964004.
Docente(s)
- Isabel Maria da Cruz Ferreira (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
No final da unidade curricular, os alunos devem conhecer o objeto da Psicologia; compreender o Homem como unidade biopsicossocial; e entender cada pessoa, como uma totalidade individual única.
Programa
1.Introdução (objeto, principais movimentos e metodologias)
2.Bases biológicas do comportamento (sistema nervoso central e periférico; localização das principais estruturas; caracterização do funcionamento do neurónio; hereditariedade)
3.Bases interacionais do comportamento (padrões comportamentais próprios da espécie; desencadeadores de comportamentos sociais)
4.Cognição:Perceção (modalidades sensoriais; constituição do olho; leis da Gestalt sobre a perceção visual); Memória (tipos; funcionamento; interferências; amnésias); Pensamento (tipos; organização hierárquica); Linguagem.
5.Motivação (principais tipos)
6.Processos de aprendizagem (condicionamento clássico, condicionamento operante e imitação)
7.Psicologia do desenvolvimento (estádios)
8.Emoções (principais tipos e implicações relacionais)
9.Inteligência (principais tipos e características)
10.Personalidade (principais tipos e implicações relacionais)
Metodologia de avaliação
Realização de duas avaliações escritas durante o semestre para admissão ou dispensa de exame final. Avaliação escrita nas épocas de exame estabelecidas. Critérios específicos constam na alínea a e b nas observações.
Bibliografia
- DAVIDOFF, L. (2001). Introdução à Psicologia. São Paulo: Mc Graw-Hill.
- EYSENCK, M. (2017). Manual de Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed.
- FELDMAN, R. (2001). Compreender a Psicologia. São Paulo: McGraw Hill.
- GLEITMAN, H. (2011). Psicologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas com exposição oral (apoiadas por datashow) e apresentação/discussão de casos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.