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Ano Letivo: 2016/17

Gestão de Empresas

Empreendedorismo

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Publicação em Diário da República: RCC 01/04/2011 [DR.7678/2011 26.05.2011]

6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 75,0 TP , Cód. 9152126.

Docente(s)
- Eduardo Fontão MontAlverne Brou (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não há pré-requisitos, mas aconselha-se que os alunos tenham conhecimentos elementares de Gestão.

Objetivos
Pretende-se que os alunos consigam identificar e analisar o fenómeno do Empreendedorismo, que detenham os principais conceitos, modelos e ferramentas que os habilitem a participar inteligentemente no processo de criação e gestão de start-ups e que adquiram uma predisposição positiva para o processo.

Programa
I – INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO

1. Empreendedorismo; conceitos gerais.
2. O Empreendedorismo em Portugal e no mundo.
2.1. O empreendedorismo e a atividade económica.
2.2. Determinantes nacionais do empreendedorismo
2.3. Determinantes pessoais do empreendedorismo.
2.4. Influência da esfera nacional cultural.
2.5.Notas finais.

II - O EMPREENDEDOR

1. Definições de empreendedor.
2. A decisão de empreender.
3. O histórico do empreendedor.
4. Diferenciar inventores, empreendedores e gestores.
5. Características genéricas do empreendedor bem sucedido.
6. A equipa da nova empresa.

III – O PROCESSO DE INOVAÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES.
1. Oportunidades e ideias.
2. Fontes de novas ideias
3. Tendências na envolvente ambiental e oportunidades.
4. Métodos de geração de novas ideias.
5. Avaliação das ideias.
6. A proteção da propriedade intelectual.
6.1. Patentes
6.2. Marcas
6.3. Direitos de autor
7. O modelo de negócio (A Tela do Modelo de Negócio).
8. Franchising.

IV – O PLANO DE NEGÓCIOS

1. Utilidade e as partes componentes do Plano de Negócios.
2. Análise e formulação da Estratégia da nova empresa.
3. O Plano de Marketing da nova empresa.
4. Reunião e gestão dos Recursos Humanos.
5. A Forma Jurídica e as formalidades da criação da nova empresa.
6. O Financiamento da nova empresa.
7. Análise Económico-Financeira da nova empresa.
8. A apresentação do Plano de Negócios.

Metodologia de avaliação
1 Teste Escrito, sem consulta: 20%
- Trabalho de grupo (Plano de Negócios): 75%
- Qualidade de Participação nas Aulas: 5%

Exame Final para os não dispensados (exigida a execução prévia do trabalho de grupo)

Bibliografia
- Barros, H. (2005). Análise de Projectos de Investimento. Lisboa: Edições Sílabo
- Ferreira, M. e Santos, J. e Serra, F. (2008). Ser Empreendedor; Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa. Lisboa: Sílabo
- Osterwalder, A. e Pigneur, Y. (2011). Criar Modelos de Negócio. Lisboa: Dom Quixote

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas. Os Planos de Negócios (trabalhos de grupo) dos alunos são desenvolvidos e acompanhados pelo docente ao longo das aulas.

Software utilizado nas aulas
Excel

 

 

 


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