IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2016/17

Fotografia

Processos Cromogéneos

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 10072/2012 - 25/07/2012

6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP + 5,0 OT , Cód. 964552.

Docente(s)
- Sofia Raquel Guerra da Silva (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Compreender os princípios básicos da fotografia a cor.
Compreender o funcionamento dos processos de impressão a cor
mais usados. Ganhar uma perspectiva histórica da evolução dos
processos a cor. Educação visual no acerto de cor. Ganhar
experiência de impressão de cor.

Programa
A Ampliação de cor. Negativos cromogéneos e a impressão a
cores. A revelação e cores e sensitometria. Os diferentes
processos de impressão. Dominante de cor localizada. Métodos
de análise de cor. História do processo cromogéneo.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua que consiste em dois testes, uma
apresentação teórico-prática, projecto final e relatórios dos trabalhos de
laboratório. Os alunos devem ter avaliação igual ou superior a 10
valores em todas as componentes práticas e teóricas.

Bibliografia
- Coe, B. (1978). Color Photography, the first hundred years 1840-1940. London: Ash & Grant
- Friedman, J. (1968). History of Color Photography. London: Focal Press
- Wall, E. (1925). The History of Three-Color Photography. Boston: American Photographic Publishing Company
- Welford, S. (1971). L.P.Clerc's Photography Teory and Practice, #6 Colour Processes. (Vol. 6). London: Focal Press

Método de Ensino
Aulas teóricas onde são leccionados os fundamentos históricos e
teóricos do conteúdo programático e aulas de trabalho prático de
laboratório (compreensão e experimentação).

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado