Publicação em Diário da República: Despacho nº 10764/2011 - 30/08/2011
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 918425.
Docente(s)
            - Paula Alexandra Geraldes Portugal  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          O aluno deverá ser capaz de interpretar e utilizar dados termodinâmicos e operatórios para realizar balanços mássicos e entálpicos, e utilizar métodos analíticos, numéricos e gráficos no projeto de equipamentos de destilação simples, de destilação flash e de destilação fracionada.
Programa
          1 Conceitos termodinâmicos e princípio de funcionamento da operação 
   destilação
   - Curvas de equilíbrio líquido-vapor (VLE)
   - Volatilidade relativa
   - Modelos empíricos para soluções não ideais  
2- Processos de destilação
2.1 Destilação diferencial
   - Dinâmica da operação e qualidade versus quantidade
   - cálculos de projecto utilizando a equação de Rayleigh
2.2 Destilação flash
   - Conceito de linha operatória e cálculos de projeto
   - Volatilidade relativa constante (método analítico)
   - Relação da fração de vaporização com a linha operatória
   - Destiladores em cascata
2.3- Destilação fracionada contínua
   - Equipamento: internals; condensadores de topo  e revaporizadores
    Projeto para misturas bicomponente
   - Contacto líquido-vapor  Transferência de massa  Andar de
     equilíbrio
    Modelação de um andar de equilíbrio. Simplificações
    Método analítico de Lewis-Sorel
   - Método gráfico de McCabe e Thiele
    Razão de refluxo e número de andares - Rmín e Nmín
    Projeto de colunas de retificação, de colunas de esgotamento, de 
     colunas com sangrias e de colunas com alimentações múltiplas
Metodologia de avaliação
          A avaliação contínua é feita através de três testes escritos. A classificação final é a média aritmética da obtida nos testes. Com uma classificação superior a 9,5 valores o alunos será dispensado de exame. 
Bibliografia
          - Henley, E.  e Seader, J. (2016). Separation Process Principles. USA:  John Wiley and Sons
- Perry, J. (2008). Chemical Engineer's Handbook. USA:  McGraw-Hill Book Company
- Richardson, R.  e Coulson, J. (1968). Tecnologia Química. Lisboa:  Fundação Calouste Gulbenkian
- Rose, L. (1987). Distillation Design in practice. London:  Elsevier
Método de Ensino
          Aulas teóricas em que se discutem os princípios físico-químicos e os métodos de dimensionamento e aulas teórico-práticas em que são propostos exercícios a serem resolvidos pelos alunos sob orientação do docente.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável

















