Publicação em Diário da República: Despacho nº 10764/2011 - 30/08/2011
4.5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 22,50 T + 30,0 TP , Cód. 918424.
Docente(s)
- José Manuel Quelhas Antunes (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
n.a.
Objetivos
Desenvolvimento de competências nos estudos de cinética química e na análise e projeto de reactores químicos ideais isotérmicos através da elaboração de balanços de massa.
Programa
1. Introdução.
1.1. A Engenharia da reação química e o projeto de um reator.
1.2. Reatores homogéneos ideais. Classificação, caracterização e seleção de reatores.
1.3. Conceito de balanços: de matéria, globais, macroscópicos e microscópicos.
2. Reação química.
2.1. Parâmetros quantitativos da evolução de uma reação.
2.2. Noções de cinética química. Métodos de determinação da cinética de uma reação.
3. Balanços de matéria em reatores ideais.
3.1. Reatores descontínuos. Tempo de retenção e tempos de paragem.
3.2. Reatores contínuos com agitação. Bateria de reactores contínuos com agitação.
3.3. Reactores tubulares. Reactores tubulares com reciclagem.
3.4. Sequências de Reatores Ideais.
Trabalhos Laboratoriais:
- Determinação da Ordem da Reacção
- Determinação de Parâmetros Cinéticos / CSTR
- Determinação de Parâmetros Cinéticos / Reactor Tubular
Metodologia de avaliação
A classificação final é obtida por ponderação da classificação obtida em testes escritos, em trabalhos laboratoriais e em trabalhos de casa.
Bibliografia
- Fogler, H. (1986). Elements of Chemical Reaction Engineering. New Jersey: Prentice-Hall
- Froment, G. e Bischoff, K. (2010). Chemical Reactor Analysis and Design. New York: John Wiley & Sons
- Lemos, F. e Lopes, J. e Ribeiro, F. (2002). Reactores QuÃmicos. Lisboa: IST Press
- Levenspiel, O. (1999). Chemical Reaction Engineering. New York: John Wiley
Método de Ensino
Aulas teóricas em que se expõem os conceitos relativos à disciplina e aulas teórico-práticas em que são propostos exercícios de aplicação e realizados alguns trabalhos laboratoriais.
Software utilizado nas aulas