IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2016/17

Engenharia Informática

Análise de Sistemas

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º16228/2009 - 15/07/2009

6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 42,0 PL + 5,0 OT + 5,0 O , Cód. 911921.

Docente(s)
- José Casimiro Nunes Pereira (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
No final do curso, os alunos devem ser capazes de modelar Sistemas de Informação, recorrendo à linguagem UML e ao método RUP.

Programa
- Definição de requisitos de sistemas
- o que é um Sistema de Informação
- Análise de Requisitos
- Requisitos Funcionais vs. Requisitos Não-Funcionais
- Qualidades a observar pelos requisitos
- Estratégias e métodos de recolha de requisitos
- UML (Unified Modelling Language)
- A importância da Modelização
- Introdução ao UML
- A notação da linguagem UML
- Estudo dos diversos Diagramas UML
- Diagrama de Use Cases
- Diagrama de Classes
- Diagrama de Atividades
- Diagrama de Estados
- Diagrama de Sequência
- Diagrama de Instalação
- A representação de Bases de Dados usando UML
- Processos para a utilização do UML
- Definição de testes

Metodologia de avaliação
- Teste escrito, sem consulta, nas épocas de exame (40% nota final);
- Trabalho prático (50 % nota final)
- Trabalhos intercalares (10 % nota final)
Nota mínima em cada uma das componentes: 7,0 valores

Bibliografia
- Borges, J. (2015). Modelação de Dados em UML - Uma abordagem por problemas. Portugal: FCA - Editora de Informática, Lda
- Fowler, M. (2007). UML distilled, 3rd Ed. NY: Addison-Wesley
- O`Neill, H. e Nunes, M. e Ramos, P. (2010). Exercícios de UML. (pp. 1-288). Lisboa: FCA / LIDEL
- Stevens, P. (2006). Using UML - Software Engineering with Objects and Componentes. England: Addison-Wesley

Método de Ensino
Apresentação de aulas teóricas expositivas, sobre a matélia lecionada, seguida de aulas teórico-práticas, onde serão resolvidos execícios.

Software utilizado nas aulas

Use of VP is made available to Instituto Politécnico de Tomar by the Academic Partner Program from Visual Paradigm for educational purpose.

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado