4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 PL , Cód. 90893.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Desenvolvimento de competências sobre os princípios e conceitos da Química, e sobre do papel da Química nas ciências em geral,
e na Engenharia Civil em particular. Aquisição de competências a nível de laboratório de Química.
Programa
PARTE TEÓRICA
I. Conceitos básicos
I.1. Estrutura da matéria.
I.1.1. Revisão do conceito de átomos, moléculas e iões. Conceito de massa atómica e molecular, de mole e massa molar.
I.1.2. Símbolos e fórmulas químicas.
I.1.3. Nomenclatura de compostos iónicos.
I.2. Tabela periódica.
II. Reacções químicas.
II.1. Cálculos estequiométricos.
II.1.1. Estequiometria de reacções químicas.
II.1.2. Soluções e unidades de concentração.
II.2. Equilíbrio químico.
II.2.1. Constante de equilíbrio.
II.2.2. Factores que afectam o equilíbrio. Princípio de Le Chatelier.
II.3. Ácidos e bases.
II.3.1. Pares ácido-base conjugados.
II.3.2. Constantes iónicas. Conceito de pH. Notação pX. Soluções tampão.
II.3.3. Titulações ácido-base.
II.4. Sais pouco solúveis.
II.4.1. Equilíbrio de solubilidade. Produto de solubilidade de sais pouco solúveis.
II.5. Oxidação redução.
II.5.1. Conceito de número de oxidação. Semi-reacções. Acerto de equações de oxidação redução. Potenciais de redução padrão.
II.5.2. Pilhas electroquímicas. Força electromotriz. Eléctrodo padrão de hidrogénio.
II.5.3. Corrosão metálica. Medidas preventivas da corrosão.
PARTE PRÁTICA
I. Noções gerais de segurança no laboratório. Reconhecimento e manuseamento de material de vidro. Utilização da balança analítica. Noções sobre como elaborar o relatório de um trabalho experimental em Química.
II. Trabalhos práticos laboratoriais:
II.1. Medição de volumes e massas de líquidos.
II.2. Preparação e aferição de soluções.
II.3. Análise volumétrica.
II.4. Volumetria de precipitação.
II.5. Determinação do pH de solos.
II.6. Estudo de reacções de oxidação-redução e pilhas electroquímicas.
Metodologia de avaliação
Ponderação entre uma classificação teórica obtida por testes escritos e uma classificação prática obtida a partir dos relatórios dos trabalhos laboratoriais. Os relatórios têm um peso de 30% e os teste escritos um peso de 70%.
Bibliografia
- Chang, R. (1994). Química. Lisboa: McGraw Hill
- Mahan, B. (1995). Química, Um Curso Universitário. São Paulo: Edgard Blucher
Método de Ensino
Aulas teóricas em que se expõem os conceitos relativos à disciplina e aulas práticas em que são realizados trabalhos laboratoriais e propostos alguns exercícios de aplicação.
Software utilizado nas aulas