Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP + 2,0 OT , Cód. 938070.
Docente(s)
            - Fernando Augusto Desterro Oudinot Larcher Nunes  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Dar uma visão introdutória e geral sobre a salvaguarda do património e sua tutela, fornecendo aos alunos informações sobre: a) os conceitos de património cultural, da sua salvaguarda e a sua evolução; b)
Programa
          I.A SALVAGUARDA DO PATRIMÓNIO 
1.Conceitos de património cultural e de salvaguarda
2.As origens e as primeiras medidas de salvaguarda
3.As ameaças doutrinárias, ideológicas e religiosas ao património cultural
3.1.o conceito de vandalismo e a sua tipologia
3.2.vandalismo religioso: iconoclastia e guerras religiosas
3.3.vandalismo político: a "iconoclastia revolucionária"
3.4.outros tipos de vandalismo
4.Os meios de salvaguarda 
II.ENTIDADES TUTELARES DO PATRIMÓNIO
1.Entidades que visam a protecção do património. A nível: mundial, europeu, do espaço lusófono e nacional
2.A Igreja e a salvaguarda do património eclesiástico  
III.MEIOS PARA A SALVAGUARDA DO PATRIMÓNIO
1. A inventariação
1.1.Conceito
1.2.Metodologia
1.3.Natureza e tipos de inventários
2.O Estudo das fontes para a investigação do Património 
2.1. Fundos arquivísticos
2.2. Fundos bibliográficos
Metodologia de avaliação
          - frequência, na qual será necessário obter 10 val. para aprovação
- exame escrito, para quem não tiver obtido aprovação na frequência, no qual é exigível a nota mínima de 10 val.
- apresentação de trabalho escrito correspondente a 30% da nota
Bibliografia
          - CHOAY, F. (2000). A Alegoria do património. Lisboa:  Edições 70
- GAMBONI, D. (1997). The destruction of art: Iconoclasm and vandalism since de French Revolution . London:  Reaktion Books
- Garcia Cuetos, M. (2011). El patrimonio cultural: conceptos básicos. Zaragoza:  Prensas Universitarias
- HERNANDEZ HERNANDEZ , F. (2002). El património cultural: la memoria recuperada. Gijón:  Ediciones Trea
Método de Ensino
          A orientação metodológica passa por:
-uma parte expositiva
-análise de fontes documentais
-utilização de meios audiovisuais
-dentro das possibilidades, visitas de estudo 
Software utilizado nas aulas
          

















