Publicação em Diário da República: Aviso n.º 12718/2016 - 19/10/2016
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP , Cód. 62008.
Docente(s)
- Ana Isabel e Sousa do Carmo (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
1. Definir conceitos de design de UI, UX, Ix e Usabilidade 2. Identificar os principais disp. e plataformas móveis e suas especificidades. 3. Aplicar princípios e orientações de design de UI 4. Entender o processo, identificar e usar as ferramentas de design de UI. 5. Desenvolver projeto design UI
Programa
1. Conceitos
1.1. Design de Interface do Utilizador (UI User Interface)
1.2. Design de Interação (Ix Interaction)
1.3. Design de Experiência do Utilizador (UX User Experience)
1.4. Usabilidade
2. Dispositivos e Plataformas Móveis
2.1. Tipos de dispositivos e plataformas móveis
2.2. Limitações, possibilidades e contexto de utilização
3. Design de Interfaces (UI)
3.1. Princípios de design
3.2. Orientações para o design UI nas diferentes plataformas móveis
3.3. Processo e ferramentas desenvolvimento de UI
3.4. Desenvolvimento de UI com Adobe Illustrator
4. Projeto de design de UI para uma aplicação móvel
Metodologia de avaliação
Contínua: Trabalho Projeto. Dispensados da aval. final alunos com nota >=10 e presença >= 2/3 das aulas. Final: Admitidos alunos que não see enquadrem nos critérios da aval. contínua. Trabalho Projeto.
Bibliografia
- Berkman, E. e HOOBER, S. (2012). Designing Mobile Interfaces. California: OReilly
- LIDWELL, W. e Holden, K. e Butler, J. (2003). Universal Principles of Design: a cross-disciplinary reference. Massachusetts: Rockport Publishers
- MOORE, R. (2012). UI Design with Adobe Illustrator: Discover the ease and power of using Illustrator to design Web sites and apps. California: Peachpit
- WOOD, D. (2014). Basics Interactive Design: Interface Design. Londres: Bloomsbury
Método de Ensino
1. Aulas expositivas e demonstrativas (teórico-práticas), com apoio audiovisual; 2. Aulas práticas com resolução de exercícios práticos, desenvolvimento e acompanhamento do projeto.
Software utilizado nas aulas
Adobe Illustrator.