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Ano Letivo: 2015/16

Web e Dispositivos Móveis

Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis II

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Publicação em Diário da República: Aviso n.º 12718/2016 - 19/10/2016

6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 PL + 30,0 TP , Cód. 620016.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Conhecimentos aprofundados da linguagem de programação C#.

Conhecimentos básicos de XAML/XML não são obrigatórios, mas são uma mais valia

Objetivos
Aprender e dominar o desenvolvimento de aplicações, com e sem persistência e de dados, para dispositivos móveis em plataformas Android e iOS, utilizando a framework Xamarin.Forms.

Programa
Cap. 1 – Conceitos básicos sobre Xamarin.Forms
- Desenvolvimento Xamarin ‘nativo’ vs Xamarin.Forms
- Desenvolvimento Multi-Plataforma
- Código partilhado
- Ambientes de desenvolvimento integrados
- Emuladores e Simuladores
- Portable Class Library (PCL) Apps vs Shared Asset Project (SAP) Apps
- Estrutura de ficheiros de uma solução Xamarin.Forms

Cap. 2 – Os projetos Android e iOS
- A view Label
- Padding

Cap. 3 – Utilização de Texto
- Parágrafos
- Cores do Texto e do Fundo
- A Estrutura Color
- Esquema de cores padrão
- Tamanho e atributos da Fonte
- Formatação de Texto

Cap. 4 – StackLayout e Scrolling
- O modelo de apresentação de views
- Conteúdo deslizante (Scrolling)
- Frame e BoxView
- ScrollView sobre uma StackLayout

Cap. 5 – Dimensões
- Pixeis, Points,dps, DIPs e DIUs
- Unidades métricas
- Tamanho estimado da Fonte
- Ajustar tamanho do texto

Cap. 6 – Botões e Evento Clicked
- Evento Clicked nos Botões
- Partilha do Evento Clicked em botões distintos
- Event Handlers Anónimos
- Diferenciação de Views através de IDs
- Salvaguarda de informação pendente

Cap. 7 – Utilização de XAML
- Propriedades e Atributos
- Adicionar código XAML ao projeto
- Formatação de Texto
- Passagem de argumentos
- x: Nome do Atributo
- Views personalizadas baseadas em XAML
- Events e Handlers
- Gestos

Cap. 8 – Chamadas a API dependentes da plataforma
- Pré-processamento em SAP
- Classes Paralelas e SAP
- DependencyService e PCL
- Produção de sons dependente da plataforma

Cap. 9 – Markup Extentions do XAML
- Estrutura do código
- Acesso a membros estáticos
- Dicionário para acesso a objectos
- Outras markup extentions

Cap. 10 – A estrutura da classe Bindable
- A hierarquia das classes do Xamarin.Forms
- BindableObjects e BindableProperty
- Definir propriedades ‘bindable’

Cap. 11 – Estilos (Styles)
- O estilo básico
- Estilos no código
- Herança de estilos
- Estilos implícitos
- Estilos dinâmicos
- Estilos e dispositivos

Cap. 12 – Bitmaps
- Bitmaps independentes da plataforma
- Streaming de bitmaps
- Bitmaps dependentes da plataforma

Cap. 13 – O layout AbsoluteLayout
- Características do AbsoluteLayout
- Propriedades attached bindable
- Dimensões, coordenadas e posicionamento proporcionais
- XAML e o AbsoluteLayout
- Overlays

Cap. 14 – Elementos interativo da interface
- Slider e Stepper
- Switch e Checkbox
- Introdução de texto
- Seleção de data e hora

Cap. 15 – Data Binding: Parte I
- Código e XAML
- Source e BindingContext
- Binding mode
- Formatação de strings
- A propriedade Path
- Conversão de valores de Binding
- Bindings e views personalizadas

Cap. 16 – O objeto Grid e Coleções
- Grid
- Picker
- ListView
- ListView e o MVVM
- TableView

Cap. 17 – Navegação entre páginas
- Páginas Modais e Não-Modais
- Tipos de navegação
- Transferência de dados entre páginas
- Salvaguarda e recuperação da stack de navegação

Cap. 18 – Tipos de Páginas
- Páginas Master-Detail
- Páginas com separadores (Tabbed pages)

Cap 19 – Data Binding: Parte II e Acesso a Dados
- Introdução
- A base de dados SQLite
- A biblioteca SQLite.NET
- Data Binding
- A interface INotifyPropertyChanged
- ViewModels e o MVVM
- Binding a ViewModels e Data Models
- Utilização da biblioteca SQLite.NET
- Criação de uma base de dados
- Incluir uma base de dados previamente criada
- Definição do caminho (path) da base de dados
- Ligação à BD usando PCL
- Ligação em Android
- Ligação em iOS
- Criação de Tabelas
- Utilização de atributos
- Selecionar, Inserir, Atualizar e Apagar registos
- Trancar (Lock) registos
- Criação Layer de Acesso a Dados (DAL)
- Criação do repositório
- Manipulação do repositório
- Adicionar métodos ao repositório

Metodologia de avaliação
- Projeto de desenvolvimento de uma aplicação Cross-Platform, para iOS e Android (Peso 100%).
Os projectos têm discussão obrigatória.

Bibliografia
- Hermes, D. (2015). Xamarin Mobile Application Development. (pp. 297-337). California: Apress
- Petzold, C. (2016). Creating Mobile Apps with Xamarin.Forms. (pp. 1-1050). Redmond: Microssoft Press

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Visual Studio;
Android SDK;
XCode;

 

 

 


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