Publicação em Diário da República: Aviso nº 909/2016 - 27/01/2016
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP , Cód. 60249.
Docente(s)
            - Zélia do Rosário de Jesus Patrocínio  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Os alunos deverão ser capazes de: aplicar um conjunto de competências em situações comunicativas específicas da área da Tecnologia e Programação em Sistemas de Informação e utilizar capacidades de interpretação e produção textual usando a língua inglesa de uma forma fluente.
Programa
          Conteúdos Temáticos
1-Novas tecnologias
1.1 Tecnologia da informação 
2-Computadores
2.1 Diferentes tipos de computadores
3-O mundo do trabalho
3.1 Segurança no trabalho
3.2 Sinalética em diferentes locais de trabalho
4-Emails
4.1 Emails formais e informais
4.2 Análise e elaboração de diferentes tipos de emails
5-Diferentes tipos de gráficos e tabelas
5.1 Análise de gráficos de barras e redondos
5.2 Análise de tabelas
6-Relatórios
6.1 Análise e elaboração de relatórios 
7-Curriculum Vitae
7.1 Análise e elaboração de diferentes Curriculum Vitae
7.2 Análise e elaboração de uma carta de apresentação
8-Memorandos
8.1 Análise e elaboração de memorandos
Conteúdos gramaticais
1-Artigos e pronomes
2-Tempos verbais
3-Condicionais
4-Preposições
5-Adjetivos e advérbios
Metodologia de avaliação
          Avaliação Contínua:Frequência 60%; Avaliação Contínua 20%; Trabalho de pesquisa oral e escrito 20%;trabalhadores estudantes:Frequência 80% e trabalho de pesquisa oral e escrito 20%.
Avaliação Final:Exame 80% e trabalho de pesquisa oral e escrito 20%.
Bibliografia
          - Esteras, S.  e Fabré, E. (2007). Professional English in Use for Computers and the Internet. (Vol. 1). (pp. 12-58). Cambridge:  Cambridge University Press
- Glendinning, E.  e Pohl, A. (2008). Oxford English for Careers Technology 2 . (Vol. 2). (pp. 1-65). Oxford:  Oxford University Press
Método de Ensino
          Aulas teórico práticas nas quais se desenvolverão as competências de compreensão dos discursos e expressões escrito e oral, através da realização de simulações e análise de documentos relacionados com tecnologias e com TPSI.
Software utilizado nas aulas
          Powerpoint.

















