IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2015/16

Tecnologia e Programação em Sistemas de Informação

Tecnologias da Internet

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso nº 909/2016 - 27/01/2016

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 82,50 PL , Cód. 60248.

Docente(s)
- José Manuel Palma Redes Ramos (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
1. Desenvolver código HTML, CSS e javaScript;
2. Manipular atrubutos e conteúdos dos objetos do DOM do interface Web;
3. Desenvolver funcionalidades gráficas e cinemáticas interativas;
4. Desenvolver aplicações dinâmicas sobre interfaces Web;
5. Elaborar projetos Web do lado do cliente.

Programa
1. Codificação em HTML5 (HyperText Markup Language, norma 5): Estrutura geral das árvores de objetos; objetos vazios, objetos contentores e objetos arbolescentes; Sintaxe das "tags" e respetivos atributos; Atributos especiais, de classificação (“class”), de identificação (“id”) e de estilização (“style”); Atributos de comportamento para descrição de pares evento/ação; Categorização e representação dos diversos objetos Web.

2. Codificação em CSS1,2,3 (Cascading Style-Sheets, normas 1, 2 e 3): O objeto “style”; Descrição e sintaxe das representações CSS dos atributos do objeto “style”; O Modelo da Caixa; Representação de Superclasses, de Classes, de Pseudoclasses e de Objetos; Agrupamentos, especializações e exceções; Codificação decimal e hexadecimal das cores; Atributos avançados de estilo.

3. O DOM (Document Object Model) Web: Estrutura hierárquica do documento Web (objeto “document”), como uma árvore de objetos para representação e apresentação de conteúdos; Classes de objetos; Geração dinâmica; Gestão de atributos; Anexação, Clonagem e Extinção.

4. Programação em JavaScript: Sintaxe geral da linguagem; Âmbito das variáveis (públicas e privadas); Modelos de variáveis (lógico, numérico, string, array, objeto); Funções e respetivos argumentos; Métodos para cada classe de objetos do DOM; Funções de Expressão; Funções de Input, de Processo e de Output; Implementação de ações para pares evento/ação; Manipulação de atributos para cada classe de objetos do DOM; Processamento de formulários de input/output; Técnicas de “motion”; Mecanismos de interação.

5. Aplicação de Bibliotecas jQuery e Bootstrap: Funções das Bibliotecas; O seletor “$” da jQuery; Animação; Interfaces dinâmicos; Interacção avançada; Aplicação dos recursos gráficos, de estilo e funções das bibliotecas Bootstrap na implementação de interfaces avançados.

6. Geração de Gráficos Bitmap (Raster) através do elemento Canvas e de Gráficos Vetoriais através de SVG (Scalable Vector Graphics): O contexto “2d” de um objeto “canvas”; Utilização dos métodos e propriedades gráficas desse contexto, através de programação javaScript; Implementação de gráficos estáticos e dinâmicos e de animações gráficas de natureza “raster”; Representação XML de primitivas gráficas SVG; Geração de árvores XML de descritores SVG, através de programação javaScript sobre o XML-DOM; Implementação de gráficos estáticos e dinâmicos e de animações gráficas de natureza vetorial;

7. Interatividade e Animação: comportamentos e pares evento-ação; Técnicas de ‘framing’; Temporização e sincronização; Trajetórias.

8. Projeto de interfaces Web dinâmicos: Hierarquia dos objetos; Hierarquia dos processos; Modelos de interação; Animação e Storyboarding.

Metodologia de avaliação
Desenvolvimento de um projeto individual, consistindo em aplicações web do lado do cliente, a partir da enunciação de um modelo de requisitos.

Bibliografia

Método de Ensino
1. Sessões práticas em Laboratório de TIC;
2. Desenvolvimento de miniprojetos.
3. Apoio didático por e-learning, através da plataforma Moodle.

Software utilizado nas aulas
Editor Notepad++; Browser Google Chrome;

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado