IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2015/16

Tecnologia e Programação em Sistemas de Informação

Ferramentas Multimédia

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso nº 909/2016 - 27/01/2016

5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 602419.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
O aluno deve desenvolver competências para:

Flash
a)editar, criar e desenvolver animações.

Illustrator
a)caracterizar, elaborar, editar, manipular imagens vectoriais e preparar os formatos.

Photoshop
a) Tratar, retocar e corrigir imagens;
b) Selecionar, restaurar e manipu

Programa
Flash
1)Conceitos
2)Símbolos
3)Animação Linear
4)Tweening Motion
5)Tweening Shape
6)Animação Frame-By-Frame
7)Ações - Action Script 3

Illustrator
1)Imagens bitmap e vectorial.
2)Edição e elaboração de imagens vectoriais.
3)Modos, modelos e sistemas de cores utilizados.
4)Formatos de ficheiro

Photoshop
1 Os formatos de imagem
2 Correções básicas
3 Edição, tratamento e correção de imagem
4 As ferramentas de seleção
5 Seleção e manipulação básica de imagens
6 As camadas em Photoshop
7 A manipulação avançada de imagens
8 Recuperação e restauro de fotografias antigas
9 Automatismos no Photoshop

Metodologia de avaliação
Módulo flash
Exercícios nas aulas (30%) + Projeto (70%)

Módulo Illustrator
Exercícios nas aulas (30%) + Projeto (70%)

Módulo Photoshop
Média dos exercícios efetuados

Bibliografia

Método de Ensino
Flash
Aulas teóricas e práticas com resolução de casos práticos

Illustrator
Apresentação dos conteúdos teóricos com datashow
Execução prática de exercícios

Photoshop
Aulas teórico práticas com exemplificação e acompanhamento dos exercícios

Software utilizado nas aulas
Adobe Flash
Adobe Illustrator
Adobe Photoshop

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado