IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2015/16

Instalações Elétricas e Manutenção Industrial

Atelier de Inovação e Empreendedorismo

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11062/2017 - 25/09/2017 + Decl. Rectif. nº 359/2018 de 11 de Maio

2 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP , Cód. 627310.

Docente(s)
- Antonio Gabriel Simão de Castro (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Desenvolvimento da ideia e aplicação no mercado. Identificar oportunidades e ameaças. Compreender a importância do plano de negócios para a avaliação da ideia de negócio. Identificar os instrumentos de financiamento ao empreendedorismo. Elaborar um plano de negócios e testar a ideia de negócio.

Programa
1 – INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
1.1. Empreendedorismo; conceitos gerais.
1.2. O Empreendedorismo em Portugal e no mundo.
2 - O EMPREENDEDOR
2.1. Definições de empreendedor.
2.2. A decisão de empreender.
2.3. O histórico do empreendedor.
2.4. Diferenciar inventores e empreendedores.
2.5. Características genéricas do empreendedor bem sucedido.
3 – O PROCESSO DE INOVAÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES.
3.1. Oportunidades e ideias.
3.2. Fontes de novas ideias
3.3. Tendências na envolvente ambiental e oportunidades.
3.4. Métodos de geração de novas ideias.
3.5. Avaliação das ideias.
3.6. A proteção da propriedade intelectual.
3.7. O modelo de negócio (A Tela do Modelo de Negócio).
4 – O PLANO DE NEGÓCIOS
4.1. As partes componentes do plano de negócios
4.2. A apresentação do plano de negócios.
5 – ANÁLISE E FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
5.1. Visão e missão.
5.2. Análise externa (geral e da indústria).
5.3. Análise interna.
5.4. Análise SWOT.
5.5. Estratégias genéricas.
6 - O PLANO DE MARKETING DA NOVA EMPRESA
6.1. Conceitos genéricos de Marketing.
6.2. Estudo de mercado.
6.3. Segmentação.
6.4. Escolha do mercado alvo e posicionamento.
6.5. A marca.
6.6. O marketing-mix.
7 – A FORMA JURÍDICA DA NOVA EMPRESA
7.1. As empresas singulares.
7.2. As sociedades.
7.3. As formalidades da criação da nova empresa.
8 – ANÁLISE ECONÓMICO-FINANCEIRA DA NOVA EMPRESA (breve Introdução)
8.1. A atividade da empresa.
8.2. Demonstrações financeiras.
8.3. Rácios de análise económico-financeira.
9 - ANÁLISE DE PROJETOS DE INVESTIMENTO (breve Introdução)
9.1. – Regras de decisão de investimento. (Payback; VAL; TIR)

Metodologia de avaliação
O sistema de avaliação é contínuo,apoia-se em:Trabalho individual a ser apresentado,defendido em sala de aula.Tema a definir com o docente(90%);Participação nas aulas:assiduidade,pontualidade,qualidade das intervenções e exercícios complementares(10%

Bibliografia
- M., J. e Marina, E. (2013). El Aprendizaje de La Creatividad. (Vol. 1). Espana : Ariel
- Osterwalder, A. e Pigueur, Y. (2011). Criar Modelos de Negocio. (Vol. 1). Lisboa: D. Quixote
- Taylor, R. (2014). Creativity at Work. (Vol. 1). London: Kogan Page
- De Bono, E. (2012). Creatividad - 62 ejercicios para desarrollar la mente. (Vol. 1). Espana : Paidos

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas: a)Método expositivo, com recurso a audiovisuais;b)Método participativo, com recurso à discussão de questões; c) Apresentação e análise de casos de empreendedorismo; d)Construção de um estudo de caso.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado