Publicação em Diário da República: Aviso n.º 1895/2018 - 12/02/2018
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP , Cód. 617523.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
a) Desenvolver o conhecimento do desenho como meio autónomo com um sentido interdisciplinar.
b) Aprofundar e consolidar técnicas de desenho cruzando diversos processos de registo e reinvenção pessoal.
c) Relacionar a funcionalidade operativa do desenho com o domínio da conservação e restauro.
Programa
1.1. O desenho como capacidade humana inata e como veículo de procura de valores primordiais;
1.2. O desenho como meio de representação objetiva, de expressão de ideias e de construção de pensamento;
1.3. A economia de meios requerida por esta prática artística;
1.4. A relação do desenho com o suporte;
1.5. A escolha de materiais a usar no desenho face ao conceito/ideia;
2.1. A expressão individual de quem desenha;
2.2. O desenho como meio de produção artística e como projeto de construção do ser e de encontro consigo próprio;
2.3. A relevância do processo, da experimentação e da relação com o espaço e o tempo;
3.O desenho como recurso criativo para desenvolver as práticas da conservação e do restauro.
Metodologia de avaliação
A avaliação será contínua e efetuada através da realização de trabalho teórico-prático com apresentações periódicas e discussão crítica do mesmo.
No final do ano letivo, o trabalho deverá ser apresentado/instalado para ser avaliado.
Bibliografia
- Barro, D. (2003). magens (Pictures) para uma Representação Contemporânea. Madrid: Mimesis
- Butler, C. (1999). Afterimage: Drawing Through Process.. New York: The Museum of Contemporary Art
- Molina,, J. (2006). Las Lecciones del Dibujo.. Madrid: Cátedra
Método de Ensino
Aulas práticas de desenvolvimento e discussão do projeto individual de cada discente.
Apresentação de obras de artistas contemporâneos que usem o desenho como meio de expressão autónomo e visitas a exposições, sempre que oportuno.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável