Publicação em Diário da República: Aviso nº 3379/2018 de 14/03/2018
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 61933.
Docente(s)
- José Manuel Borges Henriques Faria Paixão (2)
- Luís Miguel Merca Fernandes (2)
- Ana Cristina Becerra Nata dos Santos (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Os objetivos desta unidade curricular são a aquisição e consolidação de alguns conhecimentos fundamentais sobre:
a) cálculo matricial,
b) lógica proposicional,
c) trigonometria,
d) cálculo vetorial,
e) números Complexos,
f) funções reais de variável real.
Programa
1. Cálculo matricial
1.1. Noções gerais
1.2. Operações sobre matrizes
1.3. Aplicação das matrizes à resolução de sistemas de equações lineares - método de eliminação de Gauss.
2. Introdução à lógica proposicional
2.1. Proposições e operadores lógicos sobre proposições
2.2. Tabelas de verdade
2.3. Leis de de Morgan
3. Trigonometria
3.1. Relações trigonométricas
3.2. Arcos e ângulos. O círculo trigonométrico
3.3. Fórmulas trigonométricas
4. Introdução ao cálculo vectorial
4.1. Segmentos orientados
4.2. Norma, direção e sentido
4.3. Vetores e operações elementares com vetores
5. Números complexos
5.1. Forma algébrica e forma trigonométrica. Números complexos como vetores
5.2. Operações com números complexos
6. Complementos sobre funções reais de variável real
6.1. Generalidades sobre funções reais de variável real
6.2. Estudo de algumas funções algébricas
6.3. Estudo de algumas funções transcendentes
Metodologia de avaliação
Teste escrito, sem consulta, em frequência ou nas épocas de exame.
Bibliografia
- Armstrong, B. e Davis, D. (2002). College Mathematics, Solving problems in finite mathematics and calculus. USA: Pearson Education
- Byleen, K. e Ziegler, M. e Barnett, R. e Sobeck, D. (2011). College Algebra with Trigonometry. New York: McGraw-Hill
- Kolman, B. e Hill, D. (2006). Introduçao à Álgebra Linear com Aplicações. Brasil: LTC Editora
- Larson, R. (2006). Cálculo. (Vol. 1). Sao Paulo: McGraw-Hill
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas em que se descrevem e exemplificam os conceitos inerentes aos conteúdos leccionados, e onde são propostos exercícios de aplicação.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável