2 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T , Cód. 20142.
Docente(s)
            - Alexandra Águeda de Figueiredo  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Compreender o passado humano e conheçer o desenrolar dos acontecimentos ao longo do tempo das comunidades mais primitivas.
Integrar cronológica e culturalmente cada um dos estados definidos e compreender a evolução-humana nas suas diferentes vertentes. 
Programa
          1. Divisão Cronoestratigráfica da Terra
       A formação da terra
       O aparecimento dos mamíferos
       A recente origem do Homem
2. Teorias da Origem dos Hominídeos
       Est Side Story
       Homem Aquático
       Os primeiros achados e a comprovação da antiguidade do Homem
       As diferentes teorias da linha evolutiva humana
3. Na linha evolutiva humana
       Orrorin Tugenensis
       Ardipithecus Ramidus
       Australopithecus Anamensis
       Australopithecus Afarensis
       Kenyanthropus platyops
       Australopithecus Africanus
       Australopithecus Aethiopicus
       Australopithecus Boisei
       Australopithecus Robustus
       Australopithecus  Garhi
       Australopithecus? Sebida
       Homo Habilis
       Homo Rudolfensis
       Homo Ergaster
       Homo Erectus
       Homo Antecessor
       Homo Heidelberguensis
       Homo Neandertalhensis
       Homo Sapiens Arcaico
       Homo Sapiens Sapiens
4. Análise de algumas problemáticas
       Dimorfismo sexual
       Cruzamento de espécies
       Out of Africa e ADN 
Metodologia de avaliação
          Trabalho escrito, sob a forma de artigo, sobre tema referente à evolução do homem 100%.
Bibliografia
          
Método de Ensino
          Ensino à distância com apresentação dos conteúdos de forma expositiva e aplicação de metodologias pedagógicas ativas, nomeadamante de discussão de dados e ideias, preenchimento de questionários, revisões de matéria com questionários diretos, etc
Software utilizado nas aulas
          Elearning; Plataforma à distância BBB; Powerpoints, office Word,  e outros que se considere necessário ao bom funcionamento das aulas.

















