IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2015/16

Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial

Estudos de Impacte Patrimonial Terrestre e Subaquático

<< voltar ao Plano Curricular

2 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 TP , Cód. 201416.

Docente(s)
- Luis Filipe Neves Carreira dos Santos (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não se aplica

Objetivos
1. Contribuir para um conhecimento geral das diretrizes de preservação do património natural e cultural;
2. Mecanismos e ferramentas para a criação de estudos de impacte ambiental e patrimonial;
3. Saber reconhecer as problemáticas e procedimentos para elaboração adequada de um EIA aplicado.

Programa
1. Definição de impacto ambiental e fases da AIA;
2. Revisão de conceitos e impactes específificos por área;
3. Prática da AIA em Portugal e no Mundo;
4. Indicadores ambientais utilizados em AIA;
5. Principais impactos ambientais associados a projectos de diversas tipologias, terrestres e aquáticos;
6. Análise de relatórios concluídos;
7. Avaliação Ambiental Estratégia e Ordenamento do Território;
8. Sistemas de Informação Geográficas no processo de EIA
9. Análise geográfica, ambiental e social com o apoio de software;
10. Previsão e avaliação de impactes;
11. Métodos para organizar e apresentar a informação: métodos ad hoc, checklists e matrizes.

Metodologia de avaliação
Trabalho final

Bibliografia
- Barrow, C. (2001). Environmental and social impact assessment. (Vol. 1). London: Arnold: London
- Glasson, J. e Therivel, R. e Andrew, C. (2005). Introduction to environmental impact assessment. . (Vol. 1). (pp. 1-316). London: Routledge
- Partidario, M. (1994). Avaliacao de impacte ambiental. . (Vol. 1). (pp. 1-261). Lisboa: Centro de Estudos de Planeamento e Gestao do Ambiente

Método de Ensino
Em contexto de ensino à distância, os métodos de ensino contemplam:
1. Aulas teóricas expositivas;
2. Aulas teórico-práticas com análise de casos práticos;
3. Aulas práticas, com experimentação e aplicação de software específico;

Software utilizado nas aulas
E-learning; Bigbluebutton; QGIS; Excel

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado