Publicação em Diário da República: Despacho nº 10765/2011 - 30/08/2011
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 300108.
Docente(s)
- Paula Alexandra Geraldes Portugal (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Conhecimentos sobre mecânica dos fluidos, termodinâmica, fenómenos de transporte e balanços de matéria e de energia.
Objetivos
Saber identificar, aplicar e dimensionar equipamentos para processos de separação por estágios, tais como absorção gasosa, adsorção e permuta inónica.Saber identificar e aplicar processos de separação por membranas, extração supercrítica e cromatografia.
Programa
1 - Absorção Gás-Líquido
Objetivos e exemplos de aplicação industrial
Considerações preliminares de projecto
Cálculo dos parâmeros de projecto
2 Adsorção, Permuta iónica e cromatografia
Princípios da adsorção e Permuta iónica
Classificação dos processos cromatográficos
Equilíbrio em adsorção, permuta iónica e cromatografia
Cinética da adsorção e da permuta iónica
cálculos de dimensionamento de colunas de adsorção e de permuta iónica.
3 Processos de separação por membranas
Principais processos de separação por membranas e aplicações
Mecanismos de seleção e forças motrizes aplicadas
Morfologia das membranas
Fenómenos que afetam o desempenho dos sistemas de membranas
Polarização de concentração
Modelo para o transporte de massa em sistemas porosos pressurizados
Formação de biofilme
4- Extração supercrítica
Fluidos supercríticos
Princípios da extracção supercrítica
Vantagens e desvantagens
Aplicações
características dos extratos obtidos
Metodologia de avaliação
Frequência e exames escritos com consulta individual de material escrito. Nota mínima para obter aprovação: 9,5 val
Bibliografia
- Dutta, B. (2007). Principles of Mass Transfer And Separation Processes. New Delhi: PHI Learning Private Limited
- Parameswar, D. e Sinha, A. (2012). Mass Transfer Principles and Operations. New Delhi: PHI Learning Private Limited
- Rousseau, R. (1987). Handbook of Separation Process Tecnhology. New York: John Wiley & Sons
(2000). Encyclopedia of Separation Science. London: Academic Press
Método de Ensino
Aulas teóricas em que são discutidos os princípios físico-químicos e os métodos de dimensionamento e aulas teórico-práticas em que são propostos exercícios para resolução pelos alunos sob orientação do docente.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.