6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 5,0 OT + 5,0 O , Cód. 30168.
Docente(s)
- Rui Pedro Costa Rodrigues (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
- Perceber os princípios básicos de animação e modelação 3D;
- Desenvolver competências ao nível do manuseamento de um software 3D;
- Introduzir as principais ferramentas (modelação, animação, materiais, etc.)
- Ter autonomia no desenvolvimento de pequenos projetos de animação 3D
Programa
1. História e Introdução ao 3D
1.1 Do grafismo ao 3D
1.2 Representação no Espaço Tridimensional e Operações no Espaço (sistema de coordenadas, vértices e facetas, hierarquias, translação, rotação, escala)
1.3 Software de Animação 3D (3Ds Max, Maya, Cinema 4D, Blender)
1.4 Modos de Visualização e Ferramentas Básicas
2. Modelação 3D
2.1 Princípios básicos de Modelação 3D (realismo, detalhe, escala e proporção, volume, appeal, exagero, peso)
2.2 Modelação básica e outras primitivas (polígonos, NURBS, subdivion surfaces)
2.3 Criação e transformação de objetos
3. Animação 3D
3.1 Conceitos Base de Animação
3.2 Os 12 Princípios Base de Animação (timing, slow in slow out, arcos, follow trough & overlapping, ação secundária, squash & stretch, exagero, straight ahead & pose to pose, antecipação, staging, personalidade, appeal)
3.3 Animação Básica e câmaras
4. Texturas, Iluminação & Render
4.1 Princípios básicos de materiais e texturas (atributos de materiais, textura 2D)
4.2 Iluminação (tipos de luz, propriedades de luz, sombras)
4.3 Finalização e Rendering (aspect ratio, resolução de imagem e formatos, tipos e definições de render)
5. Projeto 3D (Idealização e operacionalização de uma pequena animação em 3D)
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
1. Participação e Proatividade ao longo do semestre (10%) - Individual
2. Mini Projeto - Modelação (20%) - Grupo
3. Teste Teórico (30%) - Individual
4. Projeto Final + Relatório + Apresentação (40%) - Grupo
Bibliografia
- Chopine, A. (2011). 3D Art Essentials: The Fundamentals of 3D Modeling, Texturing, and Animation . Burlington: Focal Press
- Johnston, O. e Thomas, F. (1995). The Illusion of Life: Disney Animation: Disney Editions. New York: Disney Editions
- Williams, R. (2012). The Animator's Survival Kit: A Manual of Methods, Principles and Formulas for Classical, Computer, Games, Stop Motion and Internet Animators o. London: Faber & Faber
Método de Ensino
Aulas baseadas na realização de trabalhos práticos de demonstração das técnicas usando as principais ferramentas de software existentes no mercado. Trabalhos de projecto.
Software utilizado nas aulas
Cinema 4D