Publicação em Diário da República: Acta n.º72 CE CC ESGT
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 36,0 TP , Cód. 30142.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
1. Desenvolver capacidade critica e uma visão holística sobre os espaços culturais e de conhecimento. 2. Dotar os discentes do conhecimento do Design enquanto agente de mediação e de criação de discursos culturais e de conhecimento. 3. Estimular abordagens multidisciplinares.
Programa
O papel do Design enquanto mediador entre utilizadores/fruidores e os produtores/ promotores de
objectos/espaços culturais e de conhecimento.
Desenhar uma experiência cultural dinâmica e criativa.
A interacção e os elementos cognitivos de suporte à criação de discursos/espaços lúdicos e de aprendizagem.
Inclusividade e Sustentabilidade no Design de Espaços Culturais e de conhecimento.
Metodologia de avaliação
A avaliação (escala de 0 a 20 valores) será feita com base:
a) num trabalho enquadrado por um enunciado a ser fornecido aos alunos (70%)
b) no trabalho de grupo desenvolvido nas aulas práticas(30%)
Bibliografia
- Carbonell, B. (2004). Museums Studies: an anthology of contexts. UK: Blackwell Publishing Ltd
- Dernie, D. (2006). Exhibition Design. (Vol. 1). UK: Laurence King Publishing Ltd
- Graham, B. e Cook, S. e Dietz, S. (2010). Rethinking Curating: Art after New Media. (Vol. 1). England: Leonardo Books
- Greenberg, R. e Ferguson, B. e Nairne, S. (1996). Thinking about exhibitions. (Vol. 1). USA and Canada: Taylor and Francis
Método de Ensino
As aulas serão maioritariamente expositivas com recurso a meios audiovisuais de apoio. Existirão aulas práticas em que será desenvolvido trabalho de grupo sobre exercício a ser fornecido pelo docente.
Software utilizado nas aulas