5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 41,0 TP , Cód. 301212.
Docente(s)
- Célio Gonçalo Cardoso Marques (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
O objetivo principal desta Unidade Curricular é proporcionar o contacto com uma variedade de pressupostos teóricos e metodológicos que sirvam de base ao desenvolvimento de processos investigativos conducentes à elaboração de um projeto de investigação.
Programa
a) A natureza da investigação científica;
b) Paradigmas na investigação: positivista, interpretativo e sociocrítico;
c) Metodologias de investigação;
d) Métodos/planos de investigação;
e) A formulação de um problema, da questão de investigação e das respetivas hipóteses;
f) Revisão da literatura;
g) Fontes de informação para a investigação em gestão de unidades de saúde;
h) Técnicas de recolha de dados: seleção e triangulação;
i) Instrumentos de recolha de dados: elaboração e validação;
j) Recolha, tratamento e análise descritiva dos dados;
k) Aspetos éticos a ter em conta no decurso de um estudo científico;
l) Organização e redação formal de um documento científico.
Metodologia de avaliação
Os conhecimentos adquiridos serão avaliados através de um trabalho individual de investigação.
Bibliografia
- Barañano, A. (2004). Métodos e técnicas de investigação em Gestão. Manual de apoio à realização de trabalhos de investigação. Lisboa: Edições Sílabo
- Bowling, A. (2009). Research Methods in Health. Investigating Health and Health Services . s.l.: McGraw-Hill, Open Univ Press
- Coutinho, C. (2014). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. Coimbra: Almedina
- Yin, R. (2008). Case Study Research. Design and Methods . London: Sage
Método de Ensino
As metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas envolvem exposições teóricas, resolução de exercícios práticos, demonstrações, debates e orientação tutorial.
Software utilizado nas aulas
Processador de texto Microsoft Word;
Folha de cálculo Microsoft Excel;
Ferramentas da Web 2.0;
Sistema de Gestão de Aprendizagem (Moodle) do IPT.