6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP , Cód. 301111.
Docente(s)
            - Maria de Fátima Rodrigues Pedro  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          - Conhecer como aplicar teorias económicas, psicológicas, sociológicas e antropológicas e combiná-las;
- Adquirir conhecimentos processos de tomada de decisão;
- Adquirir conhecimentos sobre satisfação e lealdade;
-Adquirir conhecimentos sobre o comportamento do consumidor e estratégias de marketing
Programa
          Análise do comportamento do consumidor: Teorias do comportamento do consumidor; Motivação e envolvimento; Percepção, memória e aprendizagem; Crenças, atitudes e comportamentos; Comportamento do consumidor nos serviços.
Processo de decisão de compra: Processo de mudança; Modelos de decisão do consumidor; Reconhecimento do problema; Procura de informação; Avaliação e selecção de alternativas.
Satisfação e lealdade do consumidor: Modelos de satisfação e lealdade; Índices de satisfação; Satisfação e deleite.
Comportamento do consumidor e estratégias de marketing: Segmentação; Decisão do consumidor e estratégias de marketing.
Metodologia de avaliação
          Avaliação Contínua: Frequência. Prova escrita. Nota mínima de 10 (dez) valores.
Avaliação Final: Exame. Prova escrita. Nota mínima de 10 (dez) valores.
Bibliografia
          - Evert Gummesson,  . (2002). Total Relationship Marketing Rethinking Marketing Management - From 4Ps to 30Rs,. USA:  Butterworth-Heinemann
- Kotler, P.  e Keller, K. (2006). Marketing Management. L:  Prentice Hall
- Lindon, D.  e Lendrevier, J.  e Dionísio, P.  e Rodrigues, J. (2004). Mercator XXI. Lisboa:  Publicações Dom Quixote
- Shy, O. (1996). Industrial Organization: Theory and Applications.. Cambridge:   MA: the MIT Press
Método de Ensino
          Aulas teóricas-práticas onde se propõe a resolução de casos práticos. Privilegia-se a discussão de textos e a análise de casos actuais. Os alunos também realizam trabalhos individuais e de grupo no decorrer das aulas, sendo apresentados e discutidos.
Software utilizado nas aulas
          

















