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Ano Letivo: 2015/16

Engenharia Eletrotécnica - Especialização em Controlo e Eletrónica Industrial

Sensores e Atuadores Inteligentes

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6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 28,0 PL + 5,0 OT + 2,0 O , Cód. 30194.

Docente(s)
- Carlos Alberto Farinha Ferreira (2)
- Jorge Manuel Correia Guilherme (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicavel

Objetivos
Conhecer os diferentes tipos e tecnologias de sensores e actuadores inteligentes que podem encontrar-se no mercado, bem como o seu modo de funcionamento e campo de aplicação; Seleccionar, aplicar e manter sensores e actuadores inteligentes;
Integrar sensores em sistemas distribuidos.

Programa
•Características gerais dos sensores;
•Sensores potenciométricos, extensómetros, fotoresistivos, termoresistivos e magnetoresistivos;
•Sensores capacitivos, indutivos (LVDT e RVDT) e de efeito de Hall;
•Termopares e pirómetros;
•Sensores autoressonantes;
•Sensores baseados em CCD e ultrassónicos;
•Codificadores lineares e angulares;
•Fibra óptica e sensores ópticos;
•Microsensores e multisensores;
•Micro e nanoelectrónica em sistemas integrados inteligentes;
•Linearização e compensação;
•Actuadores eléctricos;
•Actuadores electro-pneumáticos e electro-hidráulicos;
•Sensores e actuadores inteligentes baseados em sistemas embebidos de tipo microcontrolador;
•Processamento associado aos sensores e aos actuadores inteligentes;
•Normas para os sensores e actuadores inteligentes;
•Sistema de medida e de comando distribuídos.
•Domótica

Metodologia de avaliação
Trabalhos praticos ao longo do semestre

Bibliografia
- Bell, D. (1994). Electronic Instrumentation and Measurements. (Vol. 1). US: Prentice Hall
- Bouwens, A. (1996). Digital Instrumentation. (Vol. 1). US: McGraw-Hill
- Morris, A. (1993). Principles of Measurement and Instrumentation. (Vol. 1). US: Prentice Hall
- Wilson, J. (2005). Sensor Technology Handbook. (Vol. 1). US: Elsevier Inc

Método de Ensino
Aulas teóricas em que se descrevem e exemplificam os conceitos inerentes aos conteúdos leccionados, e aulas teórico-práticas em que são propostos exercícios de aplicação.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


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