Publicação em Diário da República: Despacho nº 7904/2013 - 18/06/2013
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 3,0 O , Cód. 30816.
Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
De uma forma geral, conhecer a comunicação social portuguesa (propriedade, linha editorial, público-alvo, missões e constrangimentos profissionais).
Especificamente, conhecer os Media escritos através das suas características discurso escrito, uso da fotografia, opções editoriais e sentido ético).
Programa
1.Objetivos e Poder dos Media: panorama da comunicação social; profissão 'jornalista'
2.Discurso jornalístico impresso: linha editorial; cultura do meio
3.Identidade das publicações: referência/popular; objetividade e neutralidade
4.Fotojornalismo e Design Editorial: ligação entre elementos visuais; relacionamento entre profissionais
5.Diferentes leituras sobre o discurso dos media: ética e deontologia; representações de minorias
6.Análise crítica e reflexão: apresentação de trabalhos
Metodologia de avaliação
Apresentação de um trabalho, no qual os estudantes desenvolverão, de forma crítica, um dos pontos do programa. O trabalho será apresentado e discutido em contexto de sala de aula. Em alternativa, os estudantes poderão optar por uma prova escrita.
Bibliografia
(1995). Media Discourse. London: Arnold
(1995). Media Discourse. London: Arnold
(2000). O discurso do jornal. Lisboa: Editorial Contexto
(2000). O discurso do jornal. Lisboa: Editorial Contexto
(2001). Multimodal Discourse. London: Arnold
(2001). Multimodal Discourse. London: Arnold
(2006). Discurso das Mídias. São Paulo: Editora Contexto
(2006). Discurso das Mídias. São Paulo: Editora Contexto
Método de Ensino
Exposição de conteúdos com apresentação de powerpoints.
Análise de artigos académicos. Análise de conteúdos dos Media.
Organização de debates em contexto de sala de aula. Discussão dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.
Software utilizado nas aulas
N. A.