4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP + 2,0 OT , Cód. 338019.
Docente(s)
- Miguel de Barros Serra Cabral de Moncada (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
O objectivo é preparar os alunos para conhecerem a estrutura do Mercado de Arte e para resolverem problemas teóricos e práticos da peritagem e da avaliação de obras de arte. No final da cadeira os alunos deverão ser capazes de analisar o Mercado de Arte e de colaborar numa peritagem e numa avaliação
Programa
1ª PARTE I Introdução: a) Noções gerais; b) Definições; II Mercado de Arte: Noções gerais 1 Bens; 2 Agentes; 3 «Locais»; 4 Legislação; III Peritagem: a) Perito; b) Actividade de peritar; c) Relatório de peritagem; IV Avaliação de bens: 1 Factor principal de valorização dos bens; 2 Factores secundários de valorização dos bens.
2ª PARTE Conceitos básicos de peritagem e de avaliação nas áreas artísticas da: a) Pintura; b) Escultura; c) Ourivesaria; d) Mobiliário; e) cerâmica; f) Documentos gráficos; etc. Será convidado um perito de uma das áreas do conhecimento artístico para transmitir a sua experiência. Será efectuada uma visita de estudo a uma instituição do Mercado de Arte.
Metodologia de avaliação
Efectuada através de um trabalho escrito que deverá versar sobre um ou mais dos temas da matéria. Deverá ter entre 10/15 páginas de texto mais imagens e anexos. O trabalho tem que ter 10 valores, devendo ser apresentado oralmente.
Bibliografia
- Moncada, M. (2006). Peritagem e Identificação de Obras de Arte. Porto: Civilização
Método de Ensino
As matérias são apresentadas com projecção de imagens para melhor compreensão dos aspectos: Mercado de Arte, Identificação, Peritagem e Avaliação de Obras de Arte. São acompanhadas por textos do professor.
Numa aula será observado um perito em acção.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.