Publicação em Diário da República: Despacho nº 13851/2011 - 14/10/2011
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 41,0 TP , Cód. 30071.
Docente(s)
            - Edgar Ferreira Enes  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não tem pré-requisitos formalmente definidos. 
No entanto, é importante que os estudantes possuam conhecimentos gerais de auditoria.
Objetivos
          No final da UC os alunos devem conhecer os aspetos relacionados com a evolução da auditoria no tempo e a forma como tem respondido à dinâmica das organizações.
Devem ainda conhecer o quadro legal e regulamentar que rege a profissão, bem como das normas a observar no desenvolvimento do trabalho.
Programa
          1.	Principais aspetos teóricos e filosóficos relacionados com a auditoria
2.	Evolução histórica da auditoria
3.	Normas de auditoria
4.	O governo das sociedades
5.	Exercício da profissão de auditor
6.	A independência dos auditores
7.	As responsabilidades dos auditores
8.	Ética e deontologia profissional dos auditores
9.	Tendências atuais e futuras da auditoria
Metodologia de avaliação
          A avaliação é contínua, considerando a realização e apresentação de fichas de leitura de artigos de referência, elaboração de um caso prático, e uma prova escrita individual. 
 
Os alunos não aprovados na avaliação contínua fazem um exame escrito.
Bibliografia
          - Almeida, B. (2005). Auditoria e Sociedade - Diferença de Expectativas. Lisboa:  Publisher Team
- IAASB, I. (2011). Handbook of International Auditing, Assurance and Ethics Pronouncements. USA:  IFAC
- ROC, O. (0). Documentos sobre a profissão. Acedido em 18 de maio de 2012 em www.oroc.pt
- SOX, P. (0). Public Company Accounting Oversight Board - SOX. Acedido em 18 de maio de 2012 em http:\pcaobus.org
Método de Ensino
          Aulas teóricas e práticas, onde se descreve e exemplifica a aplicação dos princípios fundamentais.
Os alunos são convidados a aprofundar o estudo de casos práticos para apresentação e debate nas aulas.
Software utilizado nas aulas
          

















