Publicação em Diário da República: Despacho n.º 13021/2015
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP + 3,0 OT , Cód. 9932046.
Docente(s)
- João Pedro Freire Fonseca da Luz (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
A. Entender o filme documental segundo a sua Poética;
B. Relacionar a construção, a função e o efeito do filme documental;
C. Aliar a expressão fílmica à sua prova: verdade, emoção, ética;
D. Adoptar estratégias de construção fílmica do mundo, da gente, e das ideias.
Programa
1. Definição do conteúdo fílmico a partir da conjugação das suas funções
1.1. Princípios da função histórica
1.2. Princípios da função persuasiva
1.3. Princípios da função analítica
1.4. Princípios da função expressiva
2. Contextualização e operacionalidade das funções do filme documental
2.1. Enquadramento do filme documental em cada período histórico do Séc. XX
2.2. A relação entre uma Poética do Documentário e a sua evolução histórica
2.3. Correlação entre funções como grelha de análise do filme documental
3. Integração de recursos formais na definição do conteúdo fílmico
3.1. A entrevista/depoimento e sua validade
3.2. A representação de um espaço e das ações nele contidas
3.3. A narração como elemento dramático e/ou expositivo
3.4. A auto-representação e a performatividade
4. Produção de quatro exercícios com preponderância em cada uma das funções estudadas
4.1. Função histórica
4.2. Função persuasiva
4.3. Função analítica
4.4. Função expressiva
Metodologia de avaliação
Assiduidade - 10%
Participação - 10%
Exercício#1 - 20%
Exercício#2 - 20%
Exercício#3 - 20%
Exercício#4 - 20%
Bibliografia
- Bordwell, D. (2008). Poetics of Cinema. New York: Routledge
- Renov, M. (1993). Theorizing Documentary. New York: Routledge
- Rosenthal, A. e Corner, J. (2005). New Challenges for Documentary. Manchester: Manchester University Press
Método de Ensino
1. Visionamento e análise de filmes documentais
2. Leitura, análise e debate de textos indicados na bibliografia
3. Apresentação e discussão de pontos de vista pessoais
4. Elaboração, discussão e correcção dos exercícios
Software utilizado nas aulas
Open Office (processamento de texto, folha de cálculo)
Final Cut (edição não-linear)
Quicktime Player (visionamento de ficheiros vídeo)