Publicação em Diário da República: Despacho n.º 13021/2015
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 45,0 TP + 3,0 OT , Cód. 9932022.
Docente(s)
- José António Marques de Oliveira e Vieira da Cunha (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Competências informáticas na óptica do utilizador.
UC de Montagem I.
Objetivos
a.Dominar técnicas de encoding, e processos de download e upload; b.Desenvolver capacidade de intervenção sobre material audio-visual pre-existente; c.Criar um ponto de vista próprio através da associação de imagem, som e texto; d.Reflectir sobre os novos modos de produção e circulação das imagens.
Programa
Re-apropriação de imagens produzidas no contexto efémero da sua dissolução no fluxo televisivo; Possibilidades criativas e novas contextualizações obtidas à maneira da colagem; A"imagem-pobre" resultante das novas tecnologias digitais de informação e seus múltiplos canais de circulação e distribuição via Web; Autoria e ponto de vista transmitidos pela montagem; A voz off e o seu poder associativo e transformador do sentido das imagens; Escrita "não-criativa", utilização de formas criativas de Copy & Paste, e noção de original, cópia e novo original; Técnicas de download, encoding, decoding e transcoding; Introdução a softwares complementares; Técnicas de exportação e upload.
Metodologia de avaliação
A) Exercício de avaliação nº1
B) Exercício de avaliação nº2
C) Exercício de avaliação nº3
D) Assiduidade e participação
E) Exercício de exame
Avaliações
Contínua: A(15%)+B(25%)+C(55%)+D(5%)
Exame e Recurso: E(100%)
Bibliografia
- AA, V. (1986). O Bestiário de Chris Marker. Lisboa: Livros Horizonte
- Gomes, M. (2001). Manuel Mozos, um Ponto de Vista. Santa Maria da Feira: Edição Festival de Cinema Luso Brasileiro
- Sebald, W. (1998). The Rings of Saturn. (pp. 51-71). London: The Harvill Press
- Steyerl, H. (0). In Defense of the Poor Image. Acedido em 27 de fevereiro de 2014 em http://www.e-flux.com/journal/in-defense-of-the-poor-image/
Método de Ensino
A.aulas teóricas com projecção de filmes exemplificativos de estratégias de criação/montagem sobre materiais pre-existentes; B.aulas práticas de demonstração de técnicas, e onde se desenvolve e acompanha filme criado a partir de material de arquivo.
Software utilizado nas aulas
Final Cut Pro; Adobe Premiere; Compressor; Mpeg Stream Clip; Mozilla Firefox com Add-ons.