Publicação em Diário da República: Despacho n.º 13021/2015
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 45,0 PL + 3,0 OT , Cód. 9932021.
Docente(s)
- Nelson Alexandre Araújo Valente Tondela (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
a. Redescobrir o Argumento na ótica da Fotografia
b. Dominar a câmara e a iluminação
c. Dominar procedimentos de trabalho
d. Compreender a imagem fotográfica
e. Desenvolver trabalho em equipa
f. Desenvolver competências no registo de imagem em movimento
g. Estimular a pesquisa
Programa
1. O Controlo da Luz; breve história da luz no cinema: As primeiras Produções; a introdução do Tungsténio; a Era Tecnicolor; HMI, Xenon, Fluorescentes e LED.
2. A relação entre a câmara e a perceção humana.
3. Fontes de luz utilizadas em Cinema.
4. O trabalho do Diretor de Fotografia nas diversas fases de produção.
5. Os fundamentos de iluminar: Funções da luz. O processo.
6. Key, Fill; Back, Kicker, Background, Eye light.
7. O uso do fotómetro manual: Luz incidente e refletida.
8. Fotografia Naturalista e Fotografia Pictorialista. Luz Motivada e Não Motivada.
9. Teoria e controlo da Cor: O circulo de cores; Perceção. Espaço de Cor no Vídeo; O sistema CIE; REC709. Temperatura de Cor: MIRED. Colorímetros.
10. Composição.
11. Sensitometria. O Sistema de Zonas.
12. Iluminar Interiores e Exteriores.
13. Direção de Fotografia com sistemas digitais.
14. Correções e Grading.
Metodologia de avaliação
a) Assiduidade 10%
b) Fichas diagnóstico 5% cada | 30% (total de 6 fichas por semestre)
c) Produção de 4 exercícios técnicos: Ex. 1 10%; Ex. 2 10%; Ex. 3 10%; Ex. 4 5%
d) Curta-metragem documental no final do semestre 25%
Bibliografia
- Alton, J. (1996). Painting with light. California: University of California Press
- Burum, S. (2011). Selected Tables, Charts and Formulas for the Student Cinematographer from the American Cinematographer Manual. California: ASC Holding Corp
- Jackman, J. (2002). Lighting for Digital Video & Television. Oxford: Focal Press
- Storaro, V. (2004). Writing With Light Trilogy. New York: Aperture
Método de Ensino
a. Aulas teóricas em sala de aula.
b. Aulas práticas em sala de aula.
c. Aulas práticas em campo.
Software utilizado nas aulas
Blackmagic DaVinci Resolve 12