Publicação em Diário da República: Despacho n.º 13021/2015
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP + 1,50 OT , Cód. 9932009.
Docente(s)
            - Maria da Conceição Correia Salvado Pinto Pereira Barras Romana  (2)
- Ana Cláudia Leal Marques Pires da Silva Mendes Pinto  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          A- Adquirir uma perspectiva teórica que permita aprofundar conhecimentos sobre os campos da comunicação e da arte B-  Adquirir a capacidade de construir uma visão própria da sociedade; C- Desenvolver competência para analisar fenómenos sociais actuais recorrendo ao construto teorético da sociologia.
Programa
          1. A Sociologia como forma de consciência - Contextualização histórica e quadro conceptual: 2. Abordagem geral às narrativas sociológicas fundadoras: os autores clássicos - Marx; Durkheim; Weber;
3.Sociologia da comunicação: a Escola de Chicago  
 3.1. As influências intelectuais e filosóficas
 3.2. os fenómenos comunicacionais e metodologias de pesquisa
 3.3. Norma e desvio - Becker e Goffman
4. A Sociologia Histórica de Norbert Élias;
5. A sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu:
5.1.Os conceitos: Habitus e Campo;
5.2. os 'sistemas simbólicos' como estruturas estruturantes
5.3 Identidade e representação
5.3.1. a génese do campo artistico;
6. A construção social da realidade (Berger e Luckmann):
6.1 a sociedade como realidade objetiva.
6.2. A sociedade como realidade subjectiva;
7. A Arte, a Sociologia e a Sociedade (Pascale Ancel)
7.1 Sociologia da arte- uma introdução:
questões de metodologia;
7.2. A referencia Cinematográfica.
Metodologia de avaliação
          Avaliação continua: Trabalhos de reflexão em contexto de aula (25%)+ 1 Trabalho ( escrito e exposição oral)(35%)+ frequência (40%)0u 2 Freq.=%
Avaliação periódica: 1 trabalho (escrito e exposição oral)(30%)+ frequência(70%)
Exame ( escrita e oral) 
Bibliografia
          - Ancel, P. (1996). Une Representation sociale du temps. Paris:  L'Harmattan
- Bourdieu, P. (2011). O Poder Simbólico. Lisboa:  Edições 70
- Maigret, E. (2007). Sociologie de la communication et des médias. Paris:  Armand Colin
- Élias, N. (2008). Introdução à sociologia. Lisboa:  Edições 70
Método de Ensino
          a)Aulas teóricas com exposição de matérias e orientação de estudo;
 b) aulas teórico-práticas com explicação dos conteúdos ministrados e exercícios de aplicação.
Software utilizado nas aulas
          

















