Publicação em Diário da República: Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013
6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP , Cód. 964168.
Docente(s)
            - Susana Isabel Caetano Domingos  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Domínio dos conteúdos léxico-gramaticais ensinados no Alemão I e II. Domínio da competência oral - bom.
Objetivos
          Os alunos deverão aperfeiçoar competências de comunicação geral e dominar um discurso específico na área do turismo.
Os alunos deverão dominar o vocabulário relativo às várias temáticas estudadas. Os alunos deverão, igualmente, dominar a ortografia e a pronúncia em língua alemã.
Programa
          O turismo e destinos turísticos
- Turismo de lazer
- Turismo profissional e de negócios
- Turismo cultural
- Turismo desportivo e de aventura
Agências de viagens
- Marcação de férias
- Transportes
- Atendimento telefónico e correspondência
- Pacotes turísticos
Alojamento
- Tipos de alojamento
- Atendimento (do check in ao check out)
- Restaurantes e bares
Feiras de Turismo
- Feiras de férias
- Brochuras e catálogos
Conteúdos gramaticais necessários à comunicação em cada área estudada
Metodologia de avaliação
          Avaliação Contínua: 
- Tarefas na sala de aula (30%): resolução de exercícios; participação na aula e em dramatizações
- Teste de avaliação (70%)
Avaliação Final:
- Exame escrito e oral (100%)
Bibliografia
          - Dinsel, S.  e Geiger, S. (2009). Grosses Übungsbuch - Grammatik. Ismaning:  Hueber Verlag
- Grandi, N.  e Lemcke, C.  e Cohen, U. (2012). Herzlich Willkommen - Deutsch in Restaurant und Tourismus, Lehr- und Arbeitsbuch mit 3-Audio-CDs. Berlin:   Langenscheidt
- Lemcke, C. (2012). Zimmer frei - Deutsch im Hotel. Lehr- und Arbeistbuch mit 3-Audio-CDs. Berlin:  Langenscheidt
- Lévy-Hillerich, D. (2005). Kommunication im Tourismus - Kursbuch. Munchen:  Goethe Institut; Fraus; Cornlesen
Método de Ensino
          Através duma metodologia comunicativa centrada no aluno aplicada à área do turismo, e recorrendo a situações autênticas, os alunos desenvolverão competências comunicativas próximas do mundo profissional.
Software utilizado nas aulas
          

















