6 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 45,0 TP , Cód. 989529.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Matemática
Estatística
Objetivos
Os alunos devem reconhecer a importância do espaço na organização do território, os principais paradigmas de enquadramento do desenvolvimento regional, os instrumentos de análise espacial de apoio à decisão e os principais elementos de política espacial.
Programa
1.A PROBLEMÁTICA ESPACIAL. DO ESPAÇO OBJECTO AO ESPAÇO SUJEITO E À ORDEM NO TERRRITÓRIO
2.TEORIAS E MODELOS DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
3.INSTRUMENTOS DE ANÁLISE ESPACIAL
4.PLANEAMENTO E POLÍTICA ESPACIAL
Metodologia de avaliação
A avaliação tomará a forma de um portfólio de avaliação. O aluno tem a possibilidade de construir, através de monografias, relatórios, ensaios, reflexões, etc., sobre os temas em análise nas aulas, até 40% da sua nota final. 60% frequência.
Bibliografia
- Costa, J. (2002). Compêndio de Economia Regional. Coimbra: APDR
- Lopes, S. (1995). Desenvolvimento Regional. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas
Software utilizado nas aulas