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Ano Letivo: 2015/16

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Gestão de Conflitos e Negociação

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Publicação em Diário da República: RCC 21/12/2010 [DR.4928/2011 21.03.2011]

6 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964035.

Docente(s)
- Sílvio Manuel da Rocha Brito (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Dotar os discentes de capacidade negocial para gerir situações de conflito e de mudança.

Programa
Parte 1 - O conflito.
- tipos de conflitos e sua natureza.
- fases e níveis de conflito.
- Causas e consequências dos conflitos.
- Gestão dos Conflitos.
Parte 2 - A Negociação.
- Negociação em contexto organizacional.
- Preparação para as negociações.
- Etapas da negociação.
- Técnicas básicas e métodos para negociadores.
- Práticas e dinâmicas para a negociação eficaz.

Metodologia de avaliação
Realização de casos práticos: 60%.
Prova de frequência: 40%.
Avaliação Final Exame final
Dispensa de exame final quem tiver, na avaliação dos casos e na frequência uma média igual ou superior a 10 valores.

Bibliografia
- Crespo de Carvalho, J. (2013). Negociação. Lisboa: Sílabo
- Cunha, P. e Leitão, S. (2012). Gestão Construtiva de Conflitos. (Vol. 1). (pp. 1-111). Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa
- Damasceno Correia, A. (2012). Manual de Negociação. Lisboa: Lidel
- S. Kindler, H. (1991). A Gestão Construtiva dos Desacordos. (Vol. 1). (pp. 1-97). Lisboa: Monitor - Edições Para Profissionais

Método de Ensino
Exposição e resolução de casos práticos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

 


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