Publicação em Diário da República: RCC 21/12/2010 [DR.4928/2011 21.03.2011]
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964033.
Docente(s)
- Maria Graciete da Purificação Reis Henriques Honrado (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Os alunos devem ficar aptos a compreender as diferenças de valores nas sociedades humanas e suas consequências ao nível da gestão, das organizações e do comportamento organizacional nas diferentes culturas.
Programa
1. Compreender as tendências do nosso tempo e o seu impacto na gestão:
Tendências para a mundialização e mundialização das tendências.
Aceleração da internacionalização.
A cadeia das causas e dos efeitos.
2. Identificar as principais origens e problemas dos encontros interculturais.
3. Conhecer o conceito de cultura como software mental coletivo.
4. Saber descrever as diferenças culturais através do modelo 5D.
5. Analisar as consequências e implicações práticas dos diferentes programas mentais coletivos em termos de:
Modelos e padrões de comunicação e feedback dominantes nas culturas internacionais.
Atitudes mais comuns face aos conflitos e às regras.
Mal-entendidos e conflitos interculturais.
Modelos implícitos de organização e suas influências nos processos e formas de comunicação em contexto profissional.
Relação com o tempo e a pontualidade.
Relação com a autoridade e as regras.
Relação com o desconhecido e a ambiguidade.
Preocupação com a competição ou cooperação.
Importância do "Eu" vs "Nós".
Tipo de liderança eficaz.
6. Complexidade cultural:
Interação das dimensões culturais na atividade diária dos quadros internacionais e dos gestores e das organizações.
7. Gestão das diferenças culturais:
- Abordagens, modelos, teorias e consequências.
8. A gestão intrapessoal e internacional da carreira.
9. Apresentação de Estudos de Casos, em organizações multinacionais, sobre a Gestão Multicultural.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: elaboração e defesa de um trabalho de grupo e de uma frequência. São dispensados de exame os alunos cuja classificação seja igual ou superior a 10 valores, tanto na frequência como no trabalho de grupo.
Avaliação final: Exame.
Bibliografia
- Cunha, M. e Rego, A. (2009). Gestão Multicultural. Lisboa: Editora RH
- Finuras, P. (2011). Gestão Intercultural - Pessoas e Carreiras na Era da Globalização. Lisboa: Edições Sílabo
- Martins, J. (2011). Internacionalização e Globalização de Empresas. Lisboa: Edições Sílabo
- Silva, V. e Reis, F. (2014). Capital Humano - Temas para uma boa gestão das organizações. Lisboa: Edições Sílabo
Método de Ensino
Na UC de Gestão Multicultural dá-se ênfase ao estudo de casos práticos, o que permitirá uma melhor compreensão dos conhecimentos teóricos e, simultaneamente, proporcionará aos Alunos as ferramentas para enfrentar a solução de problemas reais.
Software utilizado nas aulas
Microsoft Windows