Publicação em Diário da República: RCC 21/12/2010 [DR.4928/2011 21.03.2011]
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 15,0 S + 15,0 OT , Cód. 964032.
Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (2)
- Maria João da Costa Antunes Inácio (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de conduzir um processo de Estudos de Mercado, desde a sua definição, desenho de questionário, recolha de informação e tratamento da
mesma.
Programa
I. Introdução ao Estudo de Mercados
1.1. Introdução Conceitos.
1.2. O processo de Estudos de Mercado.
1.3. A indústria dos Estudos de Mercado.
1.4. Definição do problema e determinar os objectivos de estudo.
1.5. Fontes estandardizadas de informação.
1.6. Observação. Grupos alvo e outros métodos qualitativos.
1.7. Métodos de recolha de informação.
1.8. Determinação do tamanho de amostras.
II. Recolha, Preparação, Análise e Apresentação
2.1. Trabalho de campo.
2.2. Preparação da informação. Introdução ao SPSS.
2.3. Breve revisão sobre principais métodos de estatística descritiva.
2.4. Tabelas de Contingência.
2.5. Teste de Hipóteses e Intervalos de Confiança.
2.6. Testes Não-Paramétricos.
2.7. Regressão Linear Simples e Múltipla.
2.8. Conjoit analysis
2.9. Análise Factorial
2.10. Análise Discriminante
2.11. Mapas perceptuais
2.12. Multidimensional scaling
Metodologia de avaliação
Avaliação continua: um teste escrito (nota mínima de nove valores) e um trabalho prático (ponderação de 50% cada).
Avaliação por exame: teste com duas vertentes: uma teórica (nota mínima de nove valores)e outra prática(ponderação de 50% cada).
Bibliografia
- Burns, A. e Bush, R. (2003). Marketing research, online research applications. USA: Prentice Hall
- Malhotra, N. (2009). Marketing Research, an applied approach. USA: Prentice Hall
Método de Ensino
Aulas expositivas no desenvolvimento de conceitos téoricos na área do marketing e estatística. Aulas práticas em ambiente informático para o desenvolvimento dos conceitos.
Software utilizado nas aulas
IBM-SPSS