Publicação em Diário da República: RCC 21/12/2010 [DR.4928/2011 21.03.2011]
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964011.
Docente(s)
            - Maria Alexandra Falcão Bento Baptista Vilhena de Carvalho  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Os alunos devem ficar aptos a compreender a história e a evolução das teorias da Gestão de Recursos Humanos, de modo a ficarem dotados de uma base de conhecimentos sólida sobre a problemática das organizações, sua definição e objetivos organizacionais.
Programa
          Cap. I  Introdução
1.1  A Organização e os seus diferentes níveis:
1.1.1	 Missão, visão, valores e definição de objectivos organizacionais.
Cap. II  Abordagem das diferentes teorias organizacionais
2.1 - Teorias clássicas: Taylor e Fayol.
2.2 - Max Weber e a burocracia.
2.3 - Escola das Relações Humanas.
2.4 - Teoria Geral dos Sistemas e Abordagem Sócio-Técnica.
2.5 - Teorias Contingenciais.
2.6 - Abordagem Política das Organizações.
2.7 - Temáticas Emergentes.
Cap. III  Estruturas analíticas: metáforas organizacionais
3.1  O conhecimento metafórico.
3.2  Metáfora mecânica.
3.3  Metáfora orgânica.
3.4  Metáfora política.
3.5  Metáfora cibernética ou a organização como cérebro.
3.6  Metáfora cultural.
Cap. IV  Estruturas Organizacionais
4.1  Estrutura funcional.
4.2  Estrutura divisional.
4.3  Estrutura matricial.
4.4  Estrutura horizontal.
4.5  Estrutura em rede.
Cap. V  Desenho Organizacional
5.1  Mecânico/orgânico.
5.2  Elementos comuns das organizações.
5.3  Configurações organizacionais.
Cap. VI  Desafio das organizações contemporâneas
6.1 - Produtividade.
6.2  Melhoria contínua.
6.3  Organização aprendente (learning organization).
Cap. VII  Apresentação de Estudo de Casos, de acordo com a teoria lecionada.
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua: teste final escrito (60%) e apresentação oral de um trabalho (40%), com nota mínima de 50% da nota máxima em cada componente. Exame: teste final escrito.
Bibliografia
          - Bilhim, J. (2005). Teoria Organizacional. Estruturas e Pessoas. Lisboa:  Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
- Ferreira, J. (2001). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa:  McGraw-Hill
- Meirinhos, V.  e Vaz, E. (2010). Recursos Humanos - Das Teorias às Boas Práticas. Santo Tirso:  Editorial Novembro
Método de Ensino
          Aulas teóricas onde são expostos os conteúdos programáticos, complementadas por sessões práticas.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.

















