Publicação em Diário da República: RCC 21/12/2010 [DR.4928/2011 21.03.2011]
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964004.
Docente(s)
            - Isabel Maria da Cruz Ferreira  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          No final da unidade curricular, os alunos devem conhecer o objeto da Psicologia; compreender o Homem como unidade biopsicossocial; e entender cada pessoa, como uma totalidade individual única.
Programa
          1.Introdução (objeto, principais movimentos e metodologias)
2.Bases biológicas do comportamento (sistema nervoso central e periférico; localização das principais estruturas; caracterização do funcionamento do neurónio; hereditariedade)
3.Bases interacionais do comportamento (padrões comportamentais próprios da espécie; desencadeadores de comportamentos sociais)
4.Cognição:Perceção (modalidades sensoriais; constituição do olho; leis da Gestalt sobre a perceção visual); Memória (tipos;  funcionamento; interferências; amnésias); Pensamento (tipos; organização hierárquica); Linguagem.
5.Motivação (principais tipos)
6.Processos de aprendizagem (condicionamento clássico, condicionamento operante e imitação)
7.Psicologia do desenvolvimento (estádios)
8.Emoções (principais tipos e implicações relacionais)
9.Inteligência (principais tipos e características)
10.Personalidade (principais tipos e implicações relacionais)
Metodologia de avaliação
          Realização de duas avaliações escritas durante o semestre para admissão ou dispensa de exame final. Épocas de exame estabelecidas.
Bibliografia
          - DAVIDOFF, L. (2001). Introdução à Psicologia. São Paulo:  Mc Graw-Hill.
- EYSENCK, M. (2007). Manual de Psicologia Cognitiva. Porto Alegre:  Artmed.
- FELDMAN, R. (2001). Compreender a Psicologia. São Paulo:  McGraw Hill.
- GLEITMAN, H. (2009). Psicologia. Lisboa:  Fundação Calouste Gulbenkian.
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas com exposição oral (apoiadas por datashow) e apresentação/discussão de casos.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.

















