Publicação em Diário da República: RCC 01/04/2011 [DR.7678/2011 26.05.2011]
6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 75,0 TP , Cód. 9152126.
Docente(s)
- Eduardo Fontão MontAlverne Brou (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de Gestão.
Objetivos
Pretende-se que os alunos consigam identificar e analisar o fenómeno do Empreendedorismo, que detenham os principais conceitos, modelos e ferramentas que os habilitem a participar inteligentemente no processo de criação e gestão de start-ups e que adquiram uma predisposição positiva para o processo.
Programa
I INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
1. Empreendedorismo; conceitos gerais.
2. O Empreendedorismo em Portugal e no mundo.
2.1. O empreendedorismo e a atividade económica.
2.2. Determinantes nacionais do empreendedorismo
2.3. Determinantes pessoais do empreendedorismo.
2.4. Influência da esfera nacional cultural.
2.5.Notas finais.
II - O EMPREENDEDOR
1. Definições de empreendedor.
2. A decisão de empreender.
3. O histórico do empreendedor.
4. Diferenciar inventores, empreendedores e gestores.
5. Características genéricas do empreendedor bem sucedido.
6. A equipa da nova empresa.
III O PROCESSO DE INOVAÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES.
1. Oportunidades e ideias.
2. Fontes de novas ideias
3. Tendências na envolvente ambiental e oportunidades.
4. Métodos de geração de novas ideias.
5. Avaliação das ideias.
6. A proteção da propriedade intelectual.
6.1. Patentes
6.2. Marcas
6.3. Direitos de autor
7. O modelo de negócio (A Tela do Modelo de Negócio).
8. Franchising.
IV O PLANO DE NEGÓCIOS; UMA INTRODUÇÃO
1. As partes componentes do plano de negócios
2. A apresentação do plano de negócios.
V ANÁLISE E FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
1. Visão e missão.
2. Análise externa (geral e da indústria).
3. Análise interna.
4. Análise SWOT.
5. Estratégias genéricas.
VI - O PLANO DE MARKETING DA NOVA EMPRESA
1. Conceitos genéricos de Marketing.
2. Estudo de mercado.
3. Segmentação.
4. Escolha do mercado alvo e posicionamento.
5. A marca.
6. Comportamento do consumidor.
7. O marketing-mix.
7.1. Produto.
7.2. Preço.
7.3. Promoção / comunicação.
7.4. Distribuição.
VII REUNIÃO E GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS
1. Gestão dos recursos humanos.
2. Recrutamento e seleção da equipa.
3. A motivação da equipa.
4. A liderança.
5. A comunicação.
6. A gestão de conflitos.
7. Desenvolvimento de competências na equipa.
VIII A FORMA JURÍDICA DA NOVA EMPRESA
1. As empresas singulares.
2. As sociedades.
3. As formalidades da criação da nova empresa.
IX O FINANCIAMENTO DA NOVA EMPRESA
1. Financiamento por capital alheio e/ou capital próprio.
1.1. Recursos financeiros próprios do empreendedor.
1.2. Familiares e amigos.
1.3. Investidores privados.
1.4. A banca comercial.
1.5. Subsídios.
1.6. Capital de risco.
2. Determinação do capital necessário.
X ANÁLISE ECONÓMICO-FINANCEIRA DA NOVA EMPRESA
1. A atividade da empresa.
1.1. O breakeven (ponto crítico de vendas).
1.2. Análise de sensibilidade.
2. Demonstrações financeiras.
2.1. A demonstração de resultados.
2.2. Balanço.
2.2. Mapa de fluxos de caixa.
3. O equilíbrio financeiro e o fundo de maneio.
4. Rácios de análise económico-financeira.
4.1. Rácios de liquidez.
4.2. Rácios de financiamento.
4.3. Rácios de atividade.
4.4. Rácios de rendibilidade.
XI - ANÁLISE DE PROJETOS DE INVESTIMENTO (breve Revisão)
1 Regras de decisão de investimento. (Payback; VAL; TIR)
XII O PLANO DE NEGÓCIOS; REVISÃO
Metodologia de avaliação
- 1 Teste Escrito, sem consulta: 20%
- Trabalho de grupo (Plano de Negócios): 75%
- Qualidade de Participação nas Aulas: 5%
Exame Final para os não dispensados (exigida a execução prévia do trabalho de grupo)
Bibliografia
- Barros, H. (2005). Análise de Projectos de Investimento. Lisboa: Edições Sílabo
- Ferreira, M. e Santos, J. e Serra, F. (2008). Ser Empreendedor; Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa. Lisboa: Sílabo
- Osterwalder, A. e Pigneur, Y. (2011). Criar Modelos de Negócio. Lisboa: Dom Quixote
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas. Os Planos de Negócios (trabalhos de grupo) dos alunos são desenvolvidos e acompanhados pelo docente ao longo das aulas.
Software utilizado nas aulas
Excel