Publicação em Diário da República: RCC 01/04/2011 [DR.7678/2011 26.05.2011]
6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL , Cód. 9152237.
Docente(s)
            - Maria de Fátima Rodrigues Pedro  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Discutir e reflectir sobre os princípios éticos do consumo
Perceber os agentes e as dinâmicas dos mercados
Conhecer os principais métodos de estudo
Elaborar um plano de marketing
Conhecer as especificidades do marketing e da gestão da marca
Programa
          1.	Princípios do marketing (história e ética empresarial); 
2.	Análise de mercado;
3.	Segmentação e Posicionamento;
4.	Políticas de marketing;
5.	O plano de marketing;
6.	Gestão da Marca.
Metodologia de avaliação
          Avaliação continua. Realização de trabalho prático (40%) com apresentação e discussão, (nota mínima de dez valores) e um teste (60%), (nota mínima de nove valores). 
Exame normal: Exame (100%). 
Bibliografia
          - Keller, K.  e Georgson, M. (2008). strategic Brand Management - An European Perspective. UK:  Prentice Hall
- Kotler, P. (2007). Marketing para o Século XXI. Lisboa:  Editorial Presença
- Lévy, J.  e Lindon, D.  e Dionisío, P.  e Vicente Rodrigues, J. (2004). Mercator XXI - Teoria e Prárica do Marketing. Lisboa:  Publicações Dom Quixote
- Kotler, P. (2008). Principles of Marketing. UK:  Prentice Hall
Método de Ensino
          O ensino visa promover a leitura e discussão de estudos de caso, a realização de trabalhos de curta e média duração, assim como a exposição de conceitos e o visionamento de casos.
Software utilizado nas aulas
          

















