Publicação em Diário da República: RCC 01/04/2011 [DR.7678/2011 26.05.2011]
8 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 90,0 TP , Cód. 9152129.
Docente(s)
- Olinda Maria dos Santos Sequeira (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não tem, contudo é aconselhável deter conhecimentos básicos de gestão.
Objetivos
Desenvolvimento de competências para promover a aprendizagem através da experiência prática, dotando os alunos com conhecimentos para utilizar as ferramentas teóricas sobre preparação e avaliação de um projeto de investimento que suportem as opções da decisão de investir.
Programa
1. Introdução
1.1. Abordagem geral ao programa
1.2. Como iniciar um projecto empresarial
1.3. Classificação de projectos
1.4. Tipologias de investimento/projectos
2. Implementação do projecto
2.1. Caracterização da empresa
2.2. Determinação da condição concorrencial e selecção de estratégias
2.2.1. Internacionalização
2.2.2. Selecção de investimentos
2.3. Projecto de investimento
2.3.1. Objectivos
2.3.2. Investimento previsto
2.3.3. Fases e calendarização
3. Análise económico-financeira
3.1. Plano de investimento
3.2. Plano de exploração
3.3. Plano de financiamento
3.3.1. Fontes de financiamento
3.3.2. Financiamento de curto prazo
3.3.3. Financiamento de médio/longo prazo
3.3.4. Incentivos financeiros ao investimento
4. Avaliação económica e financeira
4.1. Meios libertos do investimento
4.2. Critérios de análise dinâmica
5. Análise de risco e incerteza
5.1. Tipos de cenários
5.2. opções reais
6. Estruturação, elaboração e apresentação do projecto empresarial
Metodologia de avaliação
Apresentação e discussão da Análise/Plano de Oportunidade, do Plano de Negócios e Relatório Final do projeto (60% avaliação coletiva e 40% avaliação individual).
Bibliografia
- Brilman, J. (2000). As Melhores Práticas de Gestão no Centro do Desempenho. Lisboa: Edições Sílabo
- Costa, H. e Ribeiro, P. (2004). Criação & Gestão de Microempresas & Pequenos Negócios. Lisboa: Lidel-Edições Técnicas
- Cruz, E. (1999). Criar uma Empresa de Sucesso. Lisboa: Edições Sílabo
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas em que se apresenta e discute a matéria base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica. Os Planos de Negócios dos alunos são desenvolvidos e acompanhados ao longo das aulas.
Software utilizado nas aulas