Publicação em Diário da República: RCC 01/04/2011 [DR.7678/2011 26.05.2011]
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 9152125.
Docente(s)
            - Eduardo Fontão MontAlverne Brou  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Conhecimentos básicos de Gestão e Economia.
Objetivos
          Clarificar o conceito de Estratégia e transmitir a evolução dos modelos, ferramentas e práticas da Gestão Estratégica. Pretende-se que os alunos consigam identificar e analisar, no contexto, a estratégia de uma organização, os processo pelos quais ela é formulada, planeada e/ou formada.
Programa
          1ª UNIDADE: ESTRATÉGIA 
	I - ESTRATÉGIA: CONCEITO E PROCESSO
1.	Apresentação de definições válidas.
2.	Decisão, Escolhas e Processo Estratégicos.
3.	A intenção estratégica.
4.	Bibliografia - referência da Gestão Estratégica; as Obras seminais.
	II  ANÁLISE E FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
1.	Análise SWOT  K. Andrews
2.	A Estratégia Económica  K. Andrews 
3.	Análise Competitiva; Escola do Posicionamento (Modelo das 5 Forças  Porter).
4.	Estratégias genéricas.
5.	Grupos Estratégicos  Porter.
6.	A cadeia de valor  Porter.
7.	A Estratégia baseada nos Recursos ( the Resource-based view of the Firm).
8.	As Competências Nucleares - Hamel & Prahalad.
	III  A FORMAÇÃO DA ESTRATÉGIA
1.	O Planeamento Estratégico formal.
2.	Interação entre Formulação e Execução.
3.	Moldar a Estratégia  Mintzberg.
4.	O efeito Honda  Pascale.
5.	Variação  Selecção  Retenção.
	
	
2ª UNIDADE: AS ORGANIZAÇÕES (Uma Revisão breve). 
	I  TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES
1.	Porquê estudar as organizações?
2.	A Teoria das Organizações.
3.	Organizações como área de estudo.
4.	Definindo o conceito de organização.
5.	Porque é que existem organizações?
6.	A organização total.
	II  A ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES
1.	Revisão do conceito.
2.	 As seis partes básicas da organização  Mintzberg.
3.	Características básicas e mecanismos de coordenação.
4.	Configurações da organização  Mintzberg.
5.	Variáveis principais da estrutura de uma organização.
6.	Formas básicas da estrutura de uma organização.
7.	Estrutura vs. dimensão/idade.
8.	Estrutura e tecnologia.
9.	Estrutura e ambiente
10.	Estrutura; tendências.
11.	A escolha da estrutura
	
3ª UNIDADE: ESTRATÉGIA E CONTEXTOS ORGANIZACIONAIS 
	I  ESTRATÉGIA E CONTEXTO EMPRENDEDOR (START-UP)
1.	A organização empreendedora.
2.	Estratégia em contexto empreendedor.
	II  ESTRATÉGIA E CONTEXTO MADURO.
1.	A burocracia mecanicista.
2.	O planeamento estratégico.
3.	Condições para a programação estratégica.
	III. ESTRATÉGIA E CONTEXTO DIVERSIFICADO
1.	A organização diversificada.
2.	A estrutura divisional.
3.	O papel da sede.
4.	Tipos de diversificação. Grupo vs. Empresa diversificada.
	IV  ESTRATÉGIA E CONTEXTO INOVADOR
1.	A organização inovadora; estrutura básica.
2.	Condições da organização inovadora.
3.	Formação da estratégia no contexto inovador; as funções do vértice estratégico.
4.	Competências nucleares das empresas de projeto.
	V  ESTRATÉGIA E CONTEXTO INTERNACIONAL: 
	A Internacionalização e a Gestão de Empresas Multinacionais.
1.	A abordagem tradicional ao desenvolvimento multinacional.
2.	Internacionalização: uma experiência de aprendizagem.
3.	Modelo de estágios da estrutura internacional  Stopford & Wells.
4.	A decisão do modo de entrada.
5.	Modelos estratégicos e organizacionais da internacionalização.
6.	Características da indústria e estratégia internacional.
7.	O âmbito global e local das decisões.
Metodologia de avaliação
          2 Testes Escritos (50%), Notas sobre Casos (7,5%), Trabalho de Grupo (37,5%), Qualidade da Participação nas aulas (5%).
Bibliografia
          - Mintzberg, H.  e Quinn, J.  e Ghoshal, S.  e Lampel, J. (2014). The Strategy Process; Concepts, Contexts, cases. UK:  Pearson Education
- Mintzberg, H. (2003). The Strategy Process. USA:  Pearson Education
- Santos, J. (1992). A Gestão de Grupos Empresariais. Porto:  Asa
- Shafritz, J.  e Ott, J.  e Jang, Y. (2005). Classics of Organization Theory. USA:  Wadsworth
Método de Ensino
          Método expositivo. Discussão e consolidação dos temas apresentados nas aulas. Análise de casos empresariais práticos.
Software utilizado nas aulas
          

















