Publicação em Diário da República: Bolonha 2008/09 [DR. 20757/2008 07.08.2008]
4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 P , Cód. 992528.
Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Pretende-se que o aluno seja capaz de:
Criar um plano de marketing adaptado aos diferentes sectores de actividades. Articular as diferentes implicações do marketing-mix e das novas variáveis dentro de um contexto socio-económico local e global.
Programa
1.Gestão de Marketing: evolução histórica e em Portugal. 2.Marketing: conceitos, princípios, tipos, desenvolvimento, implantação, visão. 3.Contexto organizacional para o Marketing: forças restritivas e propulsoras. 4.Metodologia para a análise de concorrência. 5.Decisões de Marketing estratégico. 6.Vantagem competitiva. 7.Especificidade do marketing financeiro.
Metodologia de avaliação
Para alunos em regime normal
Trabalho de grupo 40%. Frequência Mínimo de 10 valores 60%. É necessária a apresentação de um trabalho.
Exame final, caso não tenham tido aproveitamento positivo ou não tenham realizado os trabalhos dentro do prazo
Bibliografia
- Badoc, M. (2001). MARKETING FINANCEIRO. Lisboa: Sílabo
- Carvalho, J. (2008). Negociação. Lisboa: Sílabo
- SAIAS, L. (2007). Marketing de Serviços. Lisboa: Universidade Católia Editora
- SIMÕES, E. (2008). Negociação nas Organizações - Contextos Sociais e Processos Psicológicos. Lisboa: Editora RH
Método de Ensino
Ensino presencial com a utilização de artigos, videos e casos práticos.
Software utilizado nas aulas