IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2015/16

Gestão e Administração Bancária (Pós-Laboral)

Empreendedorismo

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Bolonha 2008/09 [DR. 20757/2008 07.08.2008]

6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 75,0 TP , Cód. 992520.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de gestão

Objetivos
O desígnio da cadeira é fomentar o espírito empreendedor dos alunos, dotando-os duma visão genérica sobre o fenómeno do empreendedorismo e seus determinantes, dotando-os dos principais conceitos, modelos e ferramentas que os permitam participar no processo de criação e gestão de novos negócios

Programa
I – INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
II - O EMPREENDEDOR
III – O PROCESSO DE INOVAÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES.
IV - O PLANO DE NEGÓCIOS.
V – ANÁLISE E FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
VI - O PLANO DE MARKETING DA NOVA EMPRESA
VII – REUNIÃO E GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS
VIII – A FORMA JURÍDICA
IX – O FINANCIAMENTO
X – ANÁLISE ECONÓMICO-FINANCEIRA
XI - ANÁLISE DE PROJETOS DE INVESTIMENTO

Metodologia de avaliação
- 1 Teste Escrito, sem consulta;
- Trabalho de grupo
- Qualidade da Participação nas aulas.

Exame para os
não dispensados (exigida a execução prévia do trabalho de grupo).

Bibliografia
- Osterwalder, A. e Pigneur, Y. (2011). Criar Modelos de Nogócios. Lisboa: D. Quixote
- Santos, J. e Ferreira, M. (2008). Ser Empreendedor – Pensar Criar e Moldar a Nova Empresa. (Vol. 1). Lisboa: Edições Sílabo

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas em que se apresenta e discute a matéria
base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio
à matéria teórica. Os Planos de Negócios dos alunos são
desenvolvidos e acompanhados ao longo das aulas.

Software utilizado nas aulas
Excel

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado