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Ano Letivo: 2015/16

Engenharia Química e Bioquímica

Serviços Industriais (Opção)

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 10764/2011 - 30/08/2011

5.5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 918430.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Conhecimentos em física, química e matemática.

Objetivos
Dotar os alunos com conhecimentos que permitam entender e dominar as necessidades do meio fabril em termos de serviços industriais relevantes: energia elétrica, térmica, pneumática e refrigeração.

Programa
1. Energia eléctrica (corrente alternada)
1.1 Tipos de centrais geradoras de energia eléctrica
1.2 Postos de transformação e seus principais elementos
1.3 Motores eléctricos – tipos e princípio de funcionamento
1.4 Factor de potência e sua compensação
1.5 PLC – considerações genéricas
2. Energia térmica
2.1 Geradores de vapor
2.1.1. Introdução
2.1.2. Classificação dos geradores
2.1.3. Queimadores
2.2 Combustão e rendimento térmico
2.2.1. Conceitos básicos
2.2.2. Estequiometria da combustão
2.2.3. Poder calorífico superior e inferior
2.2.4. Balanços de massa
2.2.5. Balanços de energia
2.2.6. Rendimento
2.3 Combustíveis
2.3.1. Caracterização
2.3.2. Secagem
2.4 Tratamento das águas das caldeiras
2.4.1. Caracterização das águas
2.4.2. Fenómenos resultantes da evaporação da água
2.4.3. Métodos de tratamento
3. Energia Pneumática
3.1 Definição, produção e características
3.2 Tipos de compressores e critérios de escolha
3.3 Acessórios
3.4 Cálculo elementar de uma rede de ar comprimido
4. Refrigeração e Sistemas de arrefecimento
4.1 Torres de arrefecimento - dimensionamento
4.2 Chillers
4.3 Refrigerantes
4.4 Segurança
5. Ventilação
5.1 Introdução
5.2 Modulação da qualidade do ar em espaços interiores confinados
5.3 Controlo por diluição
5.4 Infiltrações

Metodologia de avaliação
Prova escrita sem consulta, em época normal ou em recurso,
obtendo aprovação com a nota mínima de 9,5 valores.

Bibliografia
- Ganapathy, V. (2003). Industrial Boilers and Heat Recovery Steam Generators - Design, Applications and Calculations. New-York and Basel: Marcel Dekker, Inc.
- Juanico, F. (1992). Geradores de Calor. Lisboa: Ecemei
- McQuiston, F. e Parker, J. e Spitler, J. (2005). Heating, Ventilating and Air Conditioning - Analysis and Design. USA: John Wiley and Sons
- Novais, J. (2008). Ar comprimido industrial. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

Método de Ensino
Aulas teóricas permitem introduzir os temas e apresentar os seus fundamentos teóricos. As aulas teórico-práticas permitem desenvolver num sentido mais prático os conceitos teóricos, com o apoio de exemplos de casos reais e à realização de exercícios.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


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