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Ano Letivo: 2015/16

Engenharia Informática

Introdução à Tecnologia

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º16228/2009 - 15/07/2009

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 35,0 PL + 35,0 TP + 5,0 OT , Cód. 91195.

Docente(s)
- José Manuel Palma Redes Ramos (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1. Organizar e comunicar informação sobre as TIC;
2. Descrever fatores evolutivos das TIC nos últimos 70 anos;
3. Produzir análise prospetiva e estratégica das TIC;
4. Codificar interfaces Web;
5. Codificar gráficos Web (Canvas/SVG), dinâmicos;
6. Produzir interfaces Web, gráficos e reativos;

Programa
1. As grandes áreas das TIC: programação; sistemas de informação; redes de computadores; conteúdos digitais; inteligência artificial; robótica; projetos de TIC.
2. História da Computação/Internet: a revolução do computador; a revolução do PC; a revolução da computação ubíqua; a revolução da Internet; a revolução da Internet Social; a Internet das Coisas.
3. Pirâmide de Dados, Informação, Conhecimento, Sabedoria, Visão e Estratégia: Mecanismos de Tomada de Decisão; a Pirâmide DIKW; os Dados, como dimensão sintática; as Informações, como dimensão semântica; os Conhecimentos como a dimensão pargmática; os Saberes orientados para a Ação, a Visão e as Estratégias, como as dimensões superiores do Homem.
4. Técnicas de pesquisa, comunicação e prospetiva nas TIC: escolha e acesso a fontes de informação; anatomia de um artigo tecnológico; fontes de pensamento prospetivo; conceitos de análise tendencial.
5. Programação Web do lado do cliente com HTML, CSS e javaScript: introdução ao ternário Web (HTML, CSS, javaScript); representação de objetos Web, via HTML5; gestão do elemento Style via CSS; representações de dados; técnicas de programação Web em javaScript; acesso automático a atributos dos objetos Web.
6. Programação de dispositivos Web interativos: comportamentos de cada objeto Web; comportamentos de um interface; pares evento-ação; animação e modelos temporais; simuladores e jogos.
7. Programação gráfica reativa com Canvas e SVG: técnicas de desenho sobre Canvas; técnicas de animação sobre Canvas; técnicas de desenho sobre SVG; técnicas de animação sobre SVG; Representação Gráfica de fenómenos quantificáveis.
8. Programação de interfaces Web reativos: desenvolvimento de aplicações Web reativas do lado do cliente.

Metodologia de avaliação
1. Desenvolvimento de duas pequenas aplicações Web gráficas e reativas - 50%;
2. Apresentação de monografia, sobre um tema diretamente relacionado com as TIC, em modelo tradicional e em modelo Web - 50%.

Bibliografia

Método de Ensino
1. Aulas teórico-práticas plenárias com exposição e debate - 28 horas;
2. Aulas de prática laboratorial por turmas em ambiente de desenvolvimento de software - 42 horas;
3. Apoio didático por e-learning, através da plataforma Moodle.

Software utilizado nas aulas
Editor Notepad++; Browser Google Chrome;

 

 

 


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