Publicação em Diário da República: NI n.º1417|EAB|ESTT|2011
5.5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 910039.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Conhecimentos de álgebra, de métodos numéricos e de termodinâmica química.
Objetivos
Os alunos devem desenvolver competências nos domínios básicos das operações de separação de produtos biológicos: deverão ser capazes de propor as sequências possíveis de separação; identificar os parâmetros principais de dimensionamento; dominar os princípios de "scale up".
Programa
1. Processos de separação de produtos biológicos: Exemplos e propriedades dos produtos biológicos; Estratégias de recuperação de produtos biológicos; Recuperação de produtos extracelulares e de produtos intracelulares. 2. Separação de material celular: Filtração; Centrifugação; Sedimentação; Pré-tratamento de suspensões. 3. Processos de ruptura celular: processos mecânicos; processos não mecânicos. 4. Separação de produtos solúveis: processos envolvendo extração; processos envolvendo precipitação; processos de membranas (microfiltração e ultrafiltração; diálise e osmose inversa); processos eletrocinéticos (eletrodiálise e eletroforese). Procedimentos de purificação e afinação: adsorção e processos cromatográficos, cristalização e secagem. Aplicação industrial.
Metodologia de avaliação
Teste escrito, com nota mínima de 9 valores, e peso de 70% na nota final. Trabalho de grupo com nota mínima de 9 valores, e um peso de 30% na nota final. Possibilidade de trabalhos individuais opcionais, até 25% da nota do teste escrito.
Bibliografia
- Aires-Barros, M. e Cabral, J. (2003). Biosseparações in Biotecnologia - Fundamentos e Aplicações, N.Lima e M.Mota eds.. Lisboa: Lidel
- Forciniti, D. (2008). Industrial Bioseparations. : Blakwell
- Ladisch, M. (2001). Bioseparations engineering: principles, practice and economics. : John Wiley & Sons
- Pinho, H. Material de apoio de PSB. Acedido em 0 de --- de 0 em www.e-learning.ipt.pt
Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas, onde se descrevem as principais operações de separação, e se introduzem os exemplos de aplicação. Aulas teórico-práticas onde se propõe a resolução de exercícios de aplicação.
Software utilizado nas aulas
Folha de cálculo.